Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
EM ARAGUAÍNA

Semana da Pessoa com Deficiência terá carreata, blitz e circuito funcional

20 agosto 2021 - 17h20Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada em todo o país entre os dias 21 e 28 de agosto, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Araguaína preparou programação em vários locais da cidade a partir desta segunda-feira, 23, com uma carreata, às 7 horas, com saída do Parque Cimba.
 
Com o tema "É tempo de transformar conhecimento em ação”, as mobilizações envolvendo diferentes profissionais, pais e alunos, se estendem até sexta-feira, 28, com vários eventos, como blitzen inclusivas e circuito funcional na Via Lago.
 
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Vane Mary Dias, ressaltou que o evento tem como objetivo mostrar a toda sociedade que a pessoa com deficiência existe e que não pode ser esquecida ou ignorada.
 
"A programação trará conteúdos personalíssimos, elaborados e voltados ao reconhecimento e valorização dessas pessoas, inclusive com relação a inserção no mercado de trabalho, todos seguindo os protocolos de seguraça contra a pandemia de covid-19", explicou a presidente.
 
A data

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017. A campanha divulga os trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o ano, como instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.
 
O objetivo é divulgar o conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.
 
Programação

Dia 23 (segunda-feira)
7h - Carreata da inclusão (saída do Parque Cimba até a Feirinha).
 
Dia 24 (terça-feira)
7h - Blitz da inclusão (semáforo da Maternidade Dom Orione);
9h - Participação em sessão solene na Câmara de Vereadores.
 
Dia 25 (quarta-feira)
7h - Blitz da inclusão (Avenida Filadélfia em frente à Aciara);
16h30 - Ação da equipe de Cultura e Artes no Parque Cimba.
 
Dia 26 (quinta-feira)
7h - Blitz da inclusão (Rua Primeiro de Janeiro, Praça das Bandeiras);
16h30 - Circuito Funcional (Via Lago).
 
Dia 27 (sexta-feira)
7h - Blitz da inclusão (Avenida José de Brito, Marginal Neblina).