Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
25º
SAÚDE PÚBLICA

Semus investiga 11 casos suspeitos de varíola dos macacos em Palmas

11 agosto 2022 - 12h00

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) está investigando 11 casos suspeitos de Monkeypox, também conhecida como Varíola dos Macacos, que deram entrada em Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital. Todos estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Semus e seguem em isolamento domiciliar com sintomas leves.

São sete pacientes do sexo feminino e quatro do masculino. Destes suspeitos, dois têm entre 01 e 09 anos de udade; dois são da faixa etária de 15 a 29 anos; e os outros sete têm de 30 a 59 anos. Os principais sintomas apresentados por eles foram lesões na pele, coceira e dor muscular.

A Vigilância Epidemiológica da Semus reforça que tem monitorado diariamente e dado assistência a esses pacientes e seus familiares. Até o momento, a via de transmissão é conhecida, ou seja, todos os suspeitos tiveram algum tipo de contato direto com outros casos positivos ou estiveram em locais que já haviam casos evidenciados.

Para melhorar o fluxo de atendimento, a Semus reuniu os coordenadores das 34 USFs nesta terça-feira, 09, para alinhar as estratégias de assistência e monitoramento da rede municipal em casos suspeitos da doença.