Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
SAÚDE PÚBLICA

Serviço de radioterapia do HRA zera fila de espera por atendimento

10 agosto 2020 - 17h46Por Assessoria

No último dia 16 de julho, o serviço de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína (HRA) foi assumido pela Oncoradium, empresa que já gere as consultas e quimioterapias do serviço público de tratamento contra o câncer na cidade. 

Na oportunidade, havia uma fila de espera por atendimento em radioterapia de 94 pessoas: 34 para primeira consulta e 60 para retorno.

Assim que começamos os atendimento, já montamos um plano para zerar essa fila de espera, no máximo, em 30 dias. Organizamos as consultas com os dois médicos da unidade, conciliando com os novos pacientes enviados pela regulação”, informa Janaína Nasser, diretora de operações da Rede Oncoradium.

Antes desse prazo, a fila de espera foi zerada e os atendimentos já seguem o fluxo normal.

Integração das equipes

Segundo a médica radio-oncologista, Nathalya Ala Yagi, o diálogo e o contato frequente com todos os profissionais do serviço da oncologia, como as recepcionistas, médicos, físicos, enfermeiras, assistente social, entre outros, foram fundamentais.

“Foi um trabalho em equipe. Há uma interação muito grande com todos os profissionais e isso é fundamental para fluir. E nossa preocupação é otimizar o tempo do paciente, principalmente os que vêm de fora. Como o paciente vem para a radioterapia encaminhado de outro serviço oncológico, esse fluxo está funcionando muito bem”, explica a médica.

O serviço de radioterapia tem capacidade para atender até 80 pacientes por dia, de segunda à sexta, das 7 às 17 horas. A equipe profissional é composta de dois médicos radioterapeutas, equipe de física médica, equipe de enfermagem e assistência social.

Com a retomadas dos serviços e garantia de continuidade, Araguaína mais uma vez firma-se como referência para tratamento contra o câncer no Tocantins.