Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
32ºmax
23ºmin
BOLETIM COVID-19

Sobe para 5 o número de infectados no Tocantins; Teste de caminhoneiro morto deu negativo

22 março 2020 - 20h15

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou um novo Boletim neste domingo, 22, com dados de acompanhamento de Covid-19 que apresentam 64 casos suspeitos, 05 confirmados (04 em Palmas e 01 em Paraíso) e 37 descartados, entre eles o do caminhoneiro, Ancelmo Müller (55 anos), que morreu com suspeita de coronavírus, no Hospital Regional de Porto Nacional.

De acordo com o Boletim, os casos foram notificados nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Bandeirantes do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Augustinópolis, Pindorama, Porto Nacional, Arapoema, Nova Olinda, Miracema do Tocantins, Cariri do Tocantins, Xambioá, Darcinópolis.

A SES esclarece que os 67 casos suspeitos são referentes à pacientes residentes do Estado do Tocantins. Em Formoso do Araguaia há uma notificação, sendo acompanhada pelo Cievs, de cidadão residente de outro estado, bem como o paciente Ancelmo Müller que veio a óbito, após ter sido notificado por Silvanópolis. Suas amostras foram colhidas e testadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) para investigação e resultou negativo para Covid-19..

A atribuição do aumento dos números descartados está relacionada ao início do diagnóstico laboratorial para o Covid-19 no Lacen, em Palmas.

Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa, através de seu Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19), que na tarde deste domingo, 22, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19) registra 55 casos investigados, dos quais quatro (04) têm confirmação positiva para o Coronavírus e outros 15 foram descartados.

Nesta data, a Semus recebeu remessa de kits de equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para atendimentos de casos graves de Covid-19 por parte dos profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência de Palmas. São itens recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que garantem segurança aos profissionais durante manejo e transporte de pacientes em quadro grave.

Em relação aos casos monitorados, isto é, casos suspeitos e confirmados, vale destacar que o paciente suspeito de Covid-19 - portador de bronquite asmática socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e internado no último sábado, 21, após agravamento de seu quadro respiratório - continua internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital particular da Capital em quadro estável. A atribuição do aumento dos números descartados está relacionada ao início do diagnóstico laboratorial para o Covid-19 no Lacen, em Palmas.

A Semus solicita a toda comunidade que colabore com a adesão às recomendações de reforço à higiene pessoal e de distanciamento social como medidas preventivas de maior efetividade na prevenção de alastramento de pandemia e reforça a importância de não serem transmitidas informações inverídicas acerca de supostos casos de Covid-19 sem embasamento em informações reais atestadas por esta Pasta ou outras instituições encarregadas do assunto.

O respeito a estas recomendações garante prioridade ao objetivo de mais vidas salvas e maior eficiência do sistema de saúde local diante do cenário pandêmico.

Whatsapp Coronavírus

Técnicos especialistas da rede de saúde de Palmas estão aptos para tirar dúvidas sobre os sintomas da doença, formas de prevenção e de isolamento, além de como proceder em caso suspeita do contágio. Este serviço funciona das 7 às 19 horas pelos números (63) 3218-5643 e 3218-5458, que também funcionam como Whatsapp. Estão disponíveis também somente como telefone os números (63) 3218-5457 e 3218-5446. Esses serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 h.

Disque Saúde 136

O Ministério da Saúde também oferece atendimento via telefone em todo o território nacional por meio do Disque Saúde 136, esclarecendo acerca da doença e de outros assuntos relacionados à área da saúde. Outra maneira de sanar dúvidas e adquirir informações confiáveis é por meio do aplicativo ‘Coronavírus SUS’, também disponibilizado pelo Ministério da Saúde nos serviços de download App Store e Play Store.

 

AO VIVO