Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
24º
"SETEMBRO AMARELO"

Detentos participam de projeto sobre prevenção ao suicídio no Tocantins

28 setembro 2019 - 08h50

Seguindo o calendário de ações planejadas para o mês de prevenção ao suicídio e valorização a vida, o “Setembro Amarelo”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), através do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, oportunizou nesta quinta-feira, 26, que os adolescentes participassem de atividade sobre prevenção ao suicídio e valorização a vida no Escola Estadual Castro Alves, na 305 Norte, em Palmas.

Quatro socioeducandos participaram da ação que faz parte de um projeto interno da escola intitulado “Setembro Amarelo - Vidas merecem vírgulas, nunca um ponto final” criado pela equipe pedagógica da escola com o intuito de combater o bullying e prevenir o suicídio dentro das escolas através de música, dança, teatro e poesia.

Segundo a Diretora da unidade escolar, Thaminne Barbosa Rodrigues, os adolescentes privados de liberdade foram recebidos com um abraço caloroso pelos alunos e professores. “Falamos muito sobre amor e respeito e espero que eles tenham sentido isso. Também ressaltamos que apesar das adversidades, os problemas emocionais sempre podem ser revertidos”, relatou.

Para o Diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo, Willierkens Macedo, proporcionar aos adolescentes a interação com outros jovens é um instrumento de ressocialização. “A participação dos socioeducandos nessas atividades possibilita a eles uma nova perspectiva de futuro, refletindo sobre o valor da vida e da liberdade”, ponderou.

Setembro Amarelo

O “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização a vida. No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização a Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o objetivo de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.