Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
SÉRIE VENCEDORAS

“Sou movida a oportunidades que me desafiam”, afirma secretária municipal

28 fevereiro 2020 - 17h30

Com uma trajetória de ascensão pessoal e profissional, Rejane Mourão tem 47 anos de uma vida movimentada por constantes desafios. Natural de Goiânia, a mais nova e única mulher de quatro irmãos, é um exemplo de que é possível chegar onde se deseja com coragem e determinação.

“Nem sempre foi fácil, caí várias vezes, mas levantei em todas. Sempre tenho comigo o pensamento de que nada é difícil, se não consigo de um jeito, tento de outro”, destacou Rejane, a segunda personagem da Série Vencedoras, especial para o Dia Internacional da Mulher.

De vendedora a psicóloga

Formada em Psicologia em uma faculdade goiana, chegou a atuar na área em um hospital psiquiátrico, além de ter o próprio consultório para atendimento clínico. “Me recordo que teve momentos em que pensei que não fosse concluir a faculdade, enfrentei algumas dificuldades, inclusive financeiras, mas como não tenho medo do trabalho, fui vendedora em shopping, vendia sanduíche natural e biscoitos na faculdade, joias e ainda fazia ‘bicos’ de recepcionista em eventos”, contou Rejane.

De psicóloga a administradora

Entre idas e vidas, Rejane decidiu que Araguaína seria o lugar que a motivaria a realizar sonhos. São mais de 15 anos na cidade que deu a ela grandes surpresas. “Eu não imaginava que um dia atuaria com gestão de pessoas. O primeiro sinal de que minha vida tomaria novos rumos, foi por volta de 1998, quando fui chamada, como psicóloga, para ajudar numa seleção na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto)”.

Em 2004, a então psicóloga recebeu um novo convite da Fieto para permanecer, agora de forma efetiva, no cargo de gestora de pessoal. “Não sabia nada de gestão, foi como trocar um pneu em um carro andando”, lembrou. Ela começou a se dedicar aos estudos na área administrativa com cursos, especializações, treinamentos. Fez pós-graduação com MBA – Gestão de Pessoas pela UFT e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Gestora pública

Os oito anos de experiência na federação lhe renderam visibilidade e mais um desafio chegou em 2013: assumir a Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura. De superintendente, ela assumiu no ano passado a Secretaria da Administração do Município.

Inspiração

Além de tudo isso, Rejane Mourão é coaching e ajuda várias pessoas a acreditar em si mesmo, a trabalhar melhor as emoções, pensamentos, motivando o desenvolvimento humano. “Sempre tive meu pai como inspiração, um homem forte, dedicado, corajoso e que se auto avalia sempre. Devo parte do que sou ao que ele me mostrou como pessoa e quero repassar isso a muitos, porque na vida nós podemos ser aquilo em que acreditamos, basta desejar e ir atrás”.

Ser mulher

Apesar da rotina agitada como profissional, Rejane não perde a essência do ser mulher. “Eu choro, eu amo, eu brigo, sou filha, irmã, tia, amiga, mulher, filha de Deus. Amo me cuidar, vou a academia, me divirto, uma mulher que cai, levanta e que segue sempre em frente. O não e os fracassos são garantidos se você se acomodar; eu sempre acredito que posso melhorar a cada dia, porque eu quero e querer já é um grande passo”, conclui Rejane Mourão.