Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
INVESTIGAÇÃO

STJ determina afastamento de Carlesse do governo; PF faz buscas

20 outubro 2021 - 08h21Por Redação

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (20), buscas na casa do Governador Mauro Carlesse e na sede do Governo do Estado. 

De acordo com a PF, as ações fazem parte de duas operações simultâneas que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações, além de incorporação de recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados. A PF também informou que as equipes chegaram a Palmas em um avião da FAB para evitar vazamento de informações.

Em nota, a PF explica que as investigações tiveram início há cerca de dois anos e "reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados". A PF também informou que as equipes chegaram a Palmas em um avião da FAB para evitar vazamento de informações.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador, por 6 meses, na investigação sobre o suposto pagamento de propina e obstrução de investigações. A decisão de afastamento é do ministro Mauro Luiz Campbell e será submetida ao pleno da Corte do STJ, que pode mantê-la ou revogá-la, ainda nesta quarta-feira (20).

 A Polícia Federal ainda não divulgou detalhes das supostas irregularidades que levaram à decisão do afastamento de Mauro Carlesse.

O Portal O Norte já entrou em contato com a assessoria do gestor e aguarda posicionamento.