Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
BAIXA RENDA

Tarifa social oferece desconto de até 65% na conta de energia; veja como se inscrever

06 julho 2021 - 10h06Por Ascom

As famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa; famílias que possuem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); ou ainda, pessoas com doença dependentes de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Somente na área de concessão da Energisa Tocantins, mais de 150 mil famílias baixa renda estão cadastradas na Tarifa Social e recebem desconto na tarifa de energia. O abatimento mensal para o consumidor na conta varia de acordo com a tabela de consumo: quando menor ou igual a 30kWh, o desconto será de 65%; de 31 a 100 kWh, a redução será de 40%; quando atingir a faixa entre 100 e 220kWh, o desconto será de 10%, conforme definido pelo governo federal.

Para se inscrever na TSEE, o cliente precisa apresentar o Número de Identificação Social (NIS) atualizado, juntamente com um documento de identificação com foto e uma conta de energia elétrica, além da folha resumo Cadastro Único emitida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No caso de indígenas, é necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) e, no caso de quilombolas, deve ser apresentado documento específico que comprove a origem.

O cadastro pode ser realizado nas agências presenciais de atendimento ou pelo 0800 721 3330. Neste caso, será feita a conferência inicial dos dados e enviado um link para que o cliente possa anexar os documentos citados acima. Para facilitar, os clientes da Energisa podem contar a comodidade de agendar o atendimento presencial para as agências do centro de Palmas, Taquaralto, Araguaína e Gurupi. A opção é mais comodidade e segurança, neste período de pandemia.  Para utilizar o sistema é muito simples: basta o cliente acessar o site http://agendamento.energisa.com.br, indicar o estado e a cidade, escolher o serviço desejado, preencher o formulário de identificação e selecionar a data e horário de atendimento, que deve ocorrer entre 8h30 e 14h30.

Negocie e mantenha as contas em dia

O cadastro da Tarifa Social é um direito do cliente, que também tem alguns deveres como manter as contas em dia. Para os clientes que possuam contas em aberto e para que consigam organizar a vida financeira sem pesar no bolso, a Energisa continua oferecendo condições diferenciadas de negociação.

A regularização de débitos está disponível para clientes residenciais, comerciais e rurais. “Estamos sensíveis às dificuldades de nossos clientes e, por isso, oferecemos a possibilidade de parcelar contas atrasadas, com condições especiais de pagamento”, explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Mauri Inácio dos Santos.

E em tempo de pandemia, optar pelos canais digitais de atendimento garantem total segurança para a saúde dos clientes. Para negociar pela GISA, assistente virtual disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (63) 9222-6664, é só escrever a palavra Parcelamento e dar início à conversa. Se preferir pelo site, basta acessar a Agência Virtual em https://www.energisa.com.br/paginas/login.aspx realizar o cadastramento e selecionar a opção “Negociar Dívida”. No APP Energisa On, só clicar no ícone Parcelamento.