Palmas
25º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
DIVERSIDADE E RIQUEZA

Tecnologia, economia e empreendedorismo: como o Tocantins tem unido essas três vertentes para crescer

26 novembro 2019 - 10h56

Durante o mês de outubro ocorreu um evento no Tocantins que já está na sua 5ª edição, a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, que teve como tema central “Bioeconomia: diversidades e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Outro evento que aconteceu no Tocantins recentemente foi o Seminário sobre Apresentação das Tendências Agroclimatológicas, no qual produtores e técnicos do setor de agronegócio discutiram tendências para minimizar perdas decorrentes das mudanças climáticas.

Ambos os eventos discutiram aspectos da área de agronegócio que têm sofrido mudanças por conta do uso da tecnologia. Isso é fundamental tanto do ponto de vista da sustentabilidade quanto para a melhoria da eficiência das atividades nesse ramo. Por isso, é importante discutir mais a fundo não apenas as novidades trazidas por esses eventos, mas também a transformação que a tecnologia tem proporcionado a outras áreas da economia.

O que foi apresentado na Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi?

O agronegócio é um importante pilar da economia do Tocantins, conforme demonsta uma de nossas matérias, e cada vez mais o perfil dos empreendedores nessa área tem mudado, pois o gênero feminino está ganhando mais espaço no setor. É por pontos como esse que eventos como a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi são muito importantes para o estado.

O tema da edição de 2019, conforme mencionado anteriormente, foi “Bioeconomia: diversidades e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Sob esse tema, foi proposto que fossem apresentados projetos para o desenvolvimento do país por meio da exploração dos recursos naturais de forma sustentável. Alguns dos tópicos abordados nas palestras, dentre outros, foram a produção de biocombustíveis, a estabilização química em solos e o uso de bioestimulantes na agricultura.

O que foi discutido no Seminário sobre Apresentação das Tendências Agroclimatológicas?

No mês de setembro aconteceu no Tocantins o Seminário sobre Apresentação das Tendências Agroclimatológicas. O objetivo deste evento foi fornecer informações aos produtores rurais e a pessoas em geral interessadas em planejamento e tomada de decisão para minimizar perdas decorrentes das mudanças climáticas.

Esse é um dos aspectos que mais causam incômodo aos agricultores, já que não é possível ter controle sobre a natureza e, consequentemente, sobre o clima. No entanto, a tecnologia pode ajudar muito no monitoramento desses pontos.

Uma das maiores inovações apresentadas nessa edição foi o aplicativo Infotempo Tocantins. Para dispositivos com sistema operacional Android e iOS, o app auxilia os produtores rurais do estado fornecendo informações sobre o tempo, mapas de monitoramento, entre outros dados úteis e que auxiliam os produtores a se programar em termos meteorológicos.

Como a tecnologia tem transformado outros setores?

No entanto, como sabemos, não é somente o setor de agronegócio que tem sido transformado pela tecnologia, pois diferentes ramos têm sentido essas mudanças de forma cada vez mais evidente. Essas transformações na indústria têm impactado inclusive a experiência dos consumidores, que também tem sido alterada por essa onda tecnológica que invadiu diferentes áreas.

No entanto, apesar de a influência da tecnologia em diferentes setores e na nossa vida em geral ser muito positiva, alguns fatores, como as questões relacionadas à privacidade e à segurança, passaram a demandar mais atenção, tornando-se prioridade para diversas empresas, que se preocupam muito em proteger a privacidade e os dados de seus clientes online.

Um exemplo que ilustra de forma clara o quanto a questão ligada à segurança passou a ser um ponto muito importante no ambiente virtual é o surgimento do navegador Opera, que oferece maior segurança para as buscas dos usuários online e garante o direito absoluto à privacidade. O Opera é um dos grandes concorrentes do Google atualmente. Outro interessante exemplo nesses termos é o site de cassino da Betway, que possui um canal de proteção de dados por meio do qual os clientes podem entrar em contato com a empresa caso surjam dúvidas a respeito desse ponto. Além disso, a empresa também esclarece em sua página quais são os dados coletados durante o processo de cadastro e ao acessar posteriormente a conta registrada. Outro website que leva a privacidade dos usuários na internet a sério é o TOR, browser que pode ser instalado gratuitamente e que permite às pessoas navegarem com privacidade.

Por que o Tocantins tem promovido esses eventos?

Os mencionados eventos realizados em Tocantins, aliados a diversos outros que têm ocorrido na região, como a Semana Global de Empreendedorimo, demonstram que o estado tem se preocupado em manter a população informada sobre as diferentes inovações tecnológicas em diversas áreas. Essas iniciativas são uma forma de investir no conhecimento relacionado às práticas inovativas, o que pode fazer, em consequência, com que a economia do estado se desenvolva e naturalmente se expanda, em especial o setor de agronegócio, um dos carros-chefe do Tocantins.

Mas tais iniciativas não se limitam apenas a Palmas, a capital do estado. Localidades como Araguaína também promovem eventos sobre empreendedorismo e inovação. Um deles é o Startup Day, evento idealizado pela prefeitura em colaboração com o Sebrae e que consiste em um dia repleto de palestras, troca de experiências e mentoria para pequenas empresas.

Além disso, representantes do Tocantins constantemente participam de grandes eventos ligados ao âmbito da tecnologia a nível nacional, como ocorreu no Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), o maior evento do setor no Brasil.

Como se pode verificar, o papel da tecnologia atualmente é fundamental não apenas em escala econômica, mas também pessoal, portanto, os estados devem promover iniciativas para que as empresas se inovem com ainda mais intensidade e para que a população tenha acesso a esse conhecimento. O Tocantins é um dos estados que têm promovido eventos constantemente para diversos setores e, por conta disso, está se destacando cada vez mais no cenário nacional.