Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
TOCANTINS

Teste de aptidão física começa a ser aplicado para candidatos ao concurso da PM

20 agosto 2021 - 10h09

Candidatos ao concurso da Polícia Militar começaram a ser submetidos ao Teste de Aptidão Física (TAF). A segunda etapa do certame iniciou nesta sexta-feira (20) e segue até a próxima quinta-feira (26).

A data do TAF, inicialmente, estava marcada para 20 a 23 deste mês, mas foi ampliada pelo governo estadual para evitar aglomeração durante as provas. Ao todo, 2 mil candidatos participam dessa etapa.

"Nós estamos nesse complexo, onde nós vamos fazer a grande maioria dos testes. Um dos testes teremos que fazer na UFT, que é a corrida de 12 minutos. Em detrimento dessa logística que nós vamos ter que levar os candidatos para outro local, houve a necessidade de ampliar o período. Também a questão da pandemia para que nós não tivéssemos muitos candidatos fazendo a prova ao mesmo tempo", explicou o presidente da comissão do concurso, coronel Marizon Marques.

A lista de candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da PM foi divulgada no dia 13 de julho. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado junto com o edital de convocação para a realização do TAF.

O documento prevê que não haverá segunda chamada e também que quem estiver com a Covid-19 na data da realização será impedido de prestar o exame. Há ainda um trecho do edital que afirma:

"Os casos de alteração psicológica e(ou) fisiológica temporários (estados menstruais, indisposições, cãibras, Covid-19, contusões, luxações, fraturas etc.) que impossibilitem a realização dos testes ou que diminuam a performance dos candidatos nos testes do exame de capacidade física serão desconsiderados, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado por parte da Administração, mesmo que ocorram durante a realização dos testes".

A Polícia Militar confirmou que esta é realmente a regra do concurso e informou que "os candidatos devem ser submetidos às mesmas condições, sob pena de inviabilizar a concorrência e consequentemente colocar o concurso em risco". A não participação nesta etapa vai implicar na eliminação dos candidatos.

O concurso
O concurso da PM do Tocantins oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais.

Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação. Ao todo, 45.815 candidatos se inscreveram. Este concurso está sendo feito porque o anterior, realizado em 2018, teve as provas anuladas por causa de fraudes.