Palmas
28º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
UMA LIÇÃO!

Tocantinense vence Covid e escreve livro sobre a experiência: "lembro de muitos detalhes"

18 outubro 2021 - 09h29

"Vi médicos e enfermeiras lutando para salvar vidas. Massageando os peitos das pessoas, buscando uma saída. Por fim, terminavam cansados, e nem sempre tinha batalha vencida". Este é um dos trechos do livro "História de Lourival", que conta a experiência do aposentado de 56 anos, internado por nove dias na UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do HRG – Hospital Regional de Gurupi, no Tocantins.

Lourival Rodrigues conta que contraiu a doença em março deste ano e, por ter outras doenças pré-existentes, seu caso complicou e foi preciso ficar internado. Mesmo no leito de UTI, ele passou boa parte do tempo acordado, observando tudo que passava em sua volta.

"Naquele lugar de muito amor e solidariedade, tem muita gente envolvida com honestidade, com muita atenção para dar e também dignidade. Vi profissionais da saúde lutando para salvar vidas, pois estas são suas verdadeiras especialidades", detalhou em outro trecho.

Paciente de Covid-19 relata momentos do seu atendimento em livro. (Foto: Divulgação)

Memórias para recordar

A ideia de escrever o livro surgiu quando ele já estava em casa, alguns meses após a alta médica. O livro contém 18 páginas e aborda detalhes dos dias em que o paciente esteve internado na unidade.

"Eu sempre gostei de escrever as coisas que acontecem na minha vida, para que depois eu possa recordar. Como eu fiquei o tempo todo acordado, lembro de muitos detalhes e, apesar de ter passado por dias de sofrimento, também passei por momentos de alegria, porque a equipe toda cuidou de mim com muito carinho e respeito", diz.

Uma lição sobre gratidão
Após ter escrito o livro, o aposentado imprimiu 50 exemplares e pediu que entregassem no hospital aos profissionais de saúde que lhe atenderam no período de sua internação.

A assistente social Débora Silva, que trabalha na UTI Covid-19 do HRG, acompanhou Lourival durante a internação e, ao receber um exemplar do livro, ficou emocionada.

"O seu Lourival deixou uma lição de gratidão por todo cuidado e todo aprendizado que recebeu. Isso é muito gratificante, saber que algo que a gente fez ficou marcado e registrado na história de alguém. Ele foi autor de sua própria história, deixando grande legado de gratidão e
estímulo para todos os profissionais de saúde", relata.

A enfermeira Maria Marques, citada no livro por ele como "um anjo de Deus colocado ali", conta que o encontro com o paciente foi uma feliz coincidência.

"Nós já nos conhecíamos, mas eu confesso que nunca imaginava que um dia cuidaria dele dentro da UTI. Fiquei muito feliz com o gesto dele em escrever o livro e nos homenagear. Para mim, não tem nada mais gratificante do que ver o sorriso de um paciente. É por eles que estamos diariamente ali", finaliza Maria.

Unidade
A UTI Covid-19 do HRG é uma unidade vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde. É custeada pelo Governo do Tocantins e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, a unidade atendeu quase 700 pacientes para tratamento de covid-19.