Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
BOLETIM ATUALIZADO

Tocantins chega a 572 casos de infectados; Araguaína continua como epicentro da Covid

09 maio 2020 - 12h11Por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), acaba de publicar neste sábado (08), mais um boletim atualizando os dados sobre a situação do Covid-19 no Tocantins.  No final da matéria você confere os gráficos e mapa que mostram a evolução da pandemia no Estado. 

A SES informa que hoje foram contabilizados mais 77 novos casos da Covid-19 registrados em: Araguaína (35), Augustinópolis (01), Aurora do Tocantins (01), Axixá do Tocantins (01), Barrolândia (01), Cariri do Tocantins (02), Colinas do Tocantins (04), Couto Magalhães (01), Formoso do Araguaína (01), Gurupi (04), Nova Olinda (02), Palmas (08), Paraíso do Tocantins (02) Pugmil (01), Sítio Novo do Tocantins (11), Tocantinópolis (01), Wanderlândia (01). Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 572 casos confirmados da doença. 

Confira abaixo detalhes sobre os novos casos:

Novos casos positivos por faixa etária
• 0 a 09 anos: 01
• 10 a 19 anos: 05
• 20 a 39 anos: 38

• 40 a 59 anos: 25
• 60 a 69 anos: 05
• 70 e +: 03

Perfil dos exames realizados
Lacen: 55 positivos/ de 228 testes realizados
Testes rápidos: 22

Observações

Atualmente, o Tocantins contabiliza 09 óbitos, 77 casos recuperados e 486 pacientes ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar. Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de
exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios no dia anterior.

Todas as informações que constam no Boletim são provenientes dos Sistemas Oficiais do Ministério da Saúde alimentados pelos Municípios – Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) para amostras do Lacen e o E-SUS VE, que é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos do Novo Coronavírus – Covid-19.

Um caso registrado no Boletim nº 54 para Cariri do Tocantins, após investigação foi corrigido município de residência sendo contabilizado agora para Palmas, o mesmo acontece com o registro do caso de Cristalândia que também será contabilizado para Capital. Outra alteração para Palmas é o registro de um caso positivo diagnosticado na rede privada.

Caso confirmado de outro Estado

Foram diagnosticados pelo Lacen sete (07) casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19) para os estados do Maranhão, Paraná, Goiás e Santa Catarina.  

Araguaína

Em Araguaína continua liderando em disparada o ranking como a cidade com mais casos confirmados no Tocantins, a administração municipal tem apertado o cerco contra o avanço da doença. No início da semana, agentes de fiscalização bloquearam a principal avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima, para tentar reduzir o fluxo de pessoas na região. O município ainda estuda a possibilidade de implantar uma espécie de  "Lockdown" na região central da cidade, caso o movimento de populares no local não diminua. 

Esta semana, o prefeito Ronaldo Dimas também publicou uma nova medida, com restrição ao transporte de bebidas e o fechamento de adegas e conveniências que continuavam abertos até então, contudo, não poderiam vender bebidas alcoólicas. Apesar da medida proibitiva adotada anteriormente, muitas denúncias que chegavam via 190 e até mesmo à nossa redação indicavam que a comercialização continuava de forma "clandestina" na cidade, o que estaria colaborando para a aglomeração de pessoas em ambientes particulares. 

UTIs Lotadas

Com 100% dos leitos de UTIs lotados com pacientes de Covid-19 no Hospital Regional de Araguaína (HRA), na última quinta-feira (07), o Governo do Estado encaminhou nota ao Portal O Norte informando que a partir dessa sexta-feira iniciara a implantação de 26 nosvos leitos na cidade, sendo 6 no HRA, 10 no Hospital e Maternidade Dom Orione (HMDO) e mais 10 no Hospital de Doenças Tropicais (HDT).

Bico do Papagaio

O Bico do Papagaio é a região com maior número de mortes pelo novo Corovavírus no Tocantins até o momento. Sendo duas mortes em Augustinópolis: um senhor de 83 anos que não teve identidade divulgada e o senhor Antônio Bento de 68 anos. Além deles, a Covid-19 também matou na região, a dona Maria Aparecida da Silva (62 anos), de Aguiarnópolis, e dona Cícera Pereira Silva (78 anos), de Sítio Novo. As quatro vítimas eram idosas. 

Confira o mapa e gráficos que mostram a evolução do Covid-19 no Tocantins: