Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
PANDEMIA

Tocantins é o estado brasileiro com menor percentual de óbitos por Covid-19

11 agosto 2020 - 11h30

Ampliação do número de leitos, contratação de profissionais, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), abastecimento das unidades hospitalares com medicamentos e insumos que atendem a demanda atual e o esforço das equipes multiprofissionais. Estas foram algumas ações que colocaram o estado do Tocantins com a menor taxa de mortalidade por 100 mil habitantes dentre os demais estados do País, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), onde apresenta taxa de 1,4%.

Dados divulgados pelo MS, no último dia 9, demonstram que o Tocantins tem a menor taxa de letalidade por Covid-19, segundo unidades da Federação, juntamente com o estado de Santa Catarina e o Distrito Federal.

Já em relação à Região Norte do país, de acordo com o último Relatório Situacional de Enfrentamento à Covid-19, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES), o comparativo entre o Estado, a Região Norte e o Brasil, os números mostram o resultado das ações decisivas da Gestão Estadual. O Brasil tem registro de mortalidade de 44,1, enquanto a Região Norte 66,3 e o Tocantins 25,1 por cada 100 mil habitantes, menor índice entre os estados da região.

“Lamentavelmente muitas famílias tocantinenses vivem o luto em decorrência da Covid-19, mas os números mostram que o trabalho comprometido de toda equipe técnica da Secretaria e as ações decisivas do governador Mauro Carlesse, que não tem medido esforços em promover uma saúde pública cada dia melhor para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tem apresentado resultados”, destaca o titular da SES, doutor Edgar Tollini.

Recuperados

Ainda de acordo com o Relatório Situacional, até o dia 6 de agosto, o Tocantins apresentava 18.609 pacientes da Covid-19 recuperados, o que representa 61% do total de casos confirmados (30.358). No último boletim epidemiológico, este número já subiu para 19.603.