Palmas
30º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
30º
VEJA O RANKING

Tocantins é um dos piores Estados em isolamento social, aponta pesquisa

05 maio 2020 - 09h14Por Redação

O índice de isolamento social no Tocantins está abaixo da média nacional e o Estado ainda ocupa o ranking das piores taxas dessa medida recomendada pela Organização Muncial de saúde (OMS). É o que aponta a ferramenta de geolocalização criada para medir o índice nos Estados brasileiros, com o objetivo de auxiliar no combate à pandemia da Covid-19. 

O mapa, mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação e aponta um ranking nacional de estados mais isolados. 

Analisando o mapa nesta terça-feira (5), o qual teve a sua última atualização no domingo (3), os números mostram que o Tocantins é um dos estados com mais baixo índice de isolamento social no país com 49,93% da população respeitando a recomendação. O Tocantins está lado a lado com Rondônia, atrás apenas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ambos com 48,63%.

O Estado também está abaixo da média nacional, que conforme aponta os dados, soma neste momento 56,8%.

Um outro detalhe que chama atenção é que no início deste mês, o Tocantins apresentou uma queda drástica no isolamento, deixando a taxa um pouco acima dos 30%. Ainda de acordo com o gráfico, o índice subiu nos últimos dias chegando ao patamar de 49,9%.

Vale ressaltar que desde a semana passada tem ocorrido um aumento bastante expressivo no número de casos confirmados de Covid-19 no Estado. De acordo com o último Boletim divulgado ontem (4), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Tocantins apresenta 267 casos ao total, destes, 06 pacientes foram a óbito, 39 estão recuperados e 222 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar.

A ferramenta desenvolvida pela empresa In Loco está disponível neste link.