Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
37ºmax
23ºmin
EM SÃO MIGUEL

Tocantins implanta primeira escola do campo com metodologia militar

17 agosto 2021 - 08h26Por Ascom

O Governo do Tocantins, após consulta pública realizada com a comunidade do município de São Miguel do Tocantins, implanta a 24ª unidade do colégio militar. A implantação da metodologia foi aprovada pelos são miguelenses, nesta segunda-feira, 16, para ser desenvolvida na Escola Estadual Bela Vista, localizada no povoado de mesmo nome, e será implantada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e pela Polícia Militar (PM).

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que o Tocantins trabalha para oferecer ensino de qualidade a todos os tocantinenses, nesse sentido investe em modalidades de ensino diversificadas. "Os colégios militares estão sendo implantados em municípios que contam com mais de uma unidade de ensino da rede estadual, que possam oportunizar a possibilidade de escolha para os estudantes e seus familiares", explicou.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o avanço na implantação dos colégios militares. "Essa é a 24ª escola em que implantamos a metodologia militar e a primeira escola do campo. Na última semana, estivemos em Araguaçu, onde a comunidade também aprovou a implantação. É um trabalho conjunto da Seduc com a PM, em que o foco continua sendo o processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes", ressaltou.

Representando o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, o major Miron Martins da Silva destacou que a corporação se coloca à disposição da comunidade. "Vamos trabalhar juntos para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na unidade de ensino. A disciplina alinhada com a metodologia da Seduc se soma ao processo de ensino e aprendizagem", explicou.

Comunidade

O estudante Samuel Marcos Ribeiro dos Santos Ferreira, de 17 anos, da 1ª série do ensino médio, destacou os principais benefícios da mudança para Colégio Militar. "Com a disciplina, vai melhorar muito o nosso dia a dia, no processo de aprendizagem, na organização das nossas atividades. Já esperávamos muito por esse momento", comemorou.

Para Vagner Araújo Neves, que tem uma filha no 7° ano, com essa metodologia, o aluno passa a ter um desempenho melhor nas questões de princípios. “As melhorias refletem diretamente no comportamento dos estudantes, a partir dos princípios do respeito, do valor da identidade da nossa brasilidade e essas mudanças vão refletir diretamente no aprendizado dos alunos", pontuou.

A educadora Angélica Maria Lima Oliveira tem um filho no 8° ano do ensino fundamental e defendeu a mudança. “Vem para somar com o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos profissionais, com a implementação da disciplina. Esse trabalho conjunto muda o convívio social, o que reflete no futuro, com um melhor processo de aprendizagem e comportamento dos nossos filhos", apontou.

Escola

A Escola Estadual Bela Vista iniciou suas atividades em 1972 e teve sua criação oficializada por lei, em 14 de janeiro de 1986. Nessa época, funcionava em um prédio cedido pelo município e recebeu esse nome em homenagem ao povoado onde está localizada. Somente em 17 de novembro de 2001, as instalações da escola mudaram para o local em que funciona hoje. Na escola, são atendidos 475 alunos com ensino fundamental - do 6° ao 9° ano, ensino médio regular e educação de jovens e adultos - 2° e 3° segmentos.

Colégios Militares

O Tocantins passa a contar com 24 colégios militares, distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Araguaçu, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Taguatinga, Alvorada, Gurupi, Palmeirópolis, Guaraí, Miracema do Tocantins, Palmas, Cristalândia, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pindorama, Aliança do Tocantins, Colmeia e São Miguel do Tocantins.

AO VIVO