Palmas
30º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
30º
PANDEMIA

Tocantins registra queda no número de óbitos relacionados à Covid-19

31 agosto 2020 - 19h04

O Governo do Tocantins afirma que segundo dados registrados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (Cievs/TO), nos últimos sete dias, houve redução das notificações de óbitos relacionados à Covid-19, mesmo ante ao crescente número de casos confirmados da doença em todo o Estado.

Divulgado nesta segunda-feira, 31, o Boletim Epidemiológico da Covid-19 aponta que o Estado contabiliza 673 óbitos pelo novo Coronavírus desde o início da pandemia. Contudo, ao observar os gráficos do Integra Saúde Tocantins, verifica-se que nos últimos sete dias – entre 24 e 30 de agosto – foram registrados 39 óbitos. Este valor é inferior ao da semana antecedente, entre os dias 17 e 23 de agosto, quando foram registrados 67 óbitos.

Os gráficos podem ser acessados no site integra.saude.to.gov.br/covid19 e mostram os óbitos por dia da ocorrência e por semana epidemiológica.

“Vemos que a média de óbitos caiu de 10 para 6 óbitos diários, se considerarmos os dois períodos de sete dias anteriores. Isso mostra claramente uma desaceleração dos óbitos, mesmo com o contínuo aumento dos casos confirmados”, destacou o técnico da área de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que coordena o sistema Integra, Ullannes Passos Rios. Ele também acrescentou que “a população não deve confundir a lista de óbitos divulgada diariamente nos boletins como se todos fossem daquele dia, pois existem óbitos do dia, bem como de dias anteriores que só então tiveram resultado laboratorial confirmado ou notificação apresentada. Por isso, no boletim é especificada a data de cada óbito ocorrido, para assim deixar a população bem informada”.

Para o secretário de Estado da Saúde, doutor Edgar Tollini, a baixa taxa de letalidade no Estado, atualmente em 1,32%, é resultado das ações enfáticas do Governo do Tocantins. “Desde o início da pandemia, ampliamos a oferta de leitos e trabalhamos para garantir que todas as unidades estejam abastecidas de equipamentos de proteção individual, insumos, medicamentos, além de profissionais capacitados para agir de forma assertiva em cada caso recebido”, enfatizou.

Dados

Atualmente, o Tocantins apresenta 50.694 casos no total. Destes, 32.396 pacientes estão recuperados, 17.625 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 673 pacientes foram a óbito.