Palmas
25º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
26º
TRADIÇÃO

Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reúnem três etnias na Aldeia Fontoura

20 setembro 2019 - 08h49

A prática esportiva é tão importante para os povos indígenas quanto suas festas mais tradicionais. Prova disso é o sucesso dos Jogos Indígenas, em suas edições nacionais e internacionais, com importante participação do Tocantins, que já sediou duas competições, em Porto Nacional e Palmas, sempre com performance vitoriosa das etnias locais. Seguindo o costume, a aldeia Karajá Fontoura, na Ilha do Bananal, realiza neste fim de semana os Jogos dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal.

A programação começou nesta quinta, 19, com a participação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, que conduziu um workshop para discutir o desenvolvimento de projeto de etnoturismo. “A Ilha do Bananal é habitada pelos povos Karajá e Javaé e possui grande potencial, tanto para a atividade da pesca esportiva, quanto na apresentação de suas festas tradicionais”, pontua o gestor, lembrando que o governador Mauro Carlesse está sensível às demandas das comunidades indígenas tocantinenses e vê no turismo uma saída para a geração de renda e para a preservação cultural.

Nesta semana, o cacique Cleber Ixydeo Karajá esteve na sede da Adetuc para apresentar detalhes do evento ao presidente da pasta. Segundo ele, são aguardadas cerca de 3 mil pessoas, de 27 aldeias das etnias Karajá, Javaé e Tapirapé, que são do Mato Grosso, mas possuem aldeias na Ilha.

“Queremos mostrar esse resgate das aldeias que estão esquecendo da cultura e incentivar nossas crianças”, disse o cacique, lembrando que a aldeia, onde vivem 860 pessoas, terá condições de receber tantos visitantes graças ao apoio do Governo do Estado, das prefeituras e Lagoa da Confusão (TO) e Luciara (MT), bem como da Associação Indígena Aldeia Fontoura (Assif).

Jogos

A programação começa na sexta, 20, com a recepção aos indígenas das aldeias convidadas. Na manhã do dia 21 será feita a abertura oficial, no campo de futebol, com a passagem dos Aruanãs e danças tradicionais.

No sábado e no domingo haverá jogos de futebol, masculino e feminino, e competições de natação (masculino/feminino), corrida de corrida de 100 m (masculino/feminino), minimaratona, sendo 5 km para homens e 3 km para mulheres, além de luta corporal (masculino/feminino).