Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
29º
SAÚDE ALERTA

Três usuários de transporte coletivo podem ser primeiros casos de infecção comunitária na capital

24 abril 2020 - 08h03

Palmas somou mais três testes positivos de Covid-19  ontem (23), chegando ao total de 28 casos confirmados. Segundo o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), também foram descartados 440 casos e houve 1.260 notificações de síndromes gripais. O COE atualiza os dados sobre a pandemia e publica diariamente o Boletim Epidemiológico.

O quadro da doença em Palmas pode ser conferido em tempo real por meio do Painel Epidemiológico Covid-19 neste link.

Perfil dos novos casos

Os casos confirmados nesta quinta-feira, 23, referem-se a uma mulher na faixa etária entre 30 e 39 anos e a outra com idade entre 50 e 59 nove anos. Ambas apresentam bom estado de saúde e a origem dos contágios está sendo investigada pela Vigilância Epidemiológica de Palmas. O outro caso é de atribuído a uma mulher com idade entre 40 e 49 anos, que também apresenta bom estado de saúde. Ela foi infectada depois de ter contato com outro caso positivo da Capital.

Estado de saúde

Dos 28 casos confirmados, 15 encontram-se em isolamento domiciliar e dez receberam alta. Duas pessoas estão internadas em Palmas, uma delas em unidade hospitalar pública e a outra em um hospital particular. Ambas continuam com quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados nesta quinta-feira, dia 23. A Capital registrou um óbito por Covid-19 até o momento.

Formas de contágio

Em relação ao modo de contaminação, dos 28 casos positivos, cinco foram infectados no exterior, sete contraíram o vírus em outros estados brasileiros e outros dez por contato com casos confirmados de Palmas. Os seis casos restantes estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas.

Transmissão comunitária

Os seis casos que estão em investigação epidemiológica não tiveram contato com casos confirmados conhecidos e também não chegaram de viagem recentemente. Três dessas pessoas usam transporte coletivo e, possivelmente, podem ser os primeiros casos de transmissão comunitária da Capital. O que requer da população, ainda mais, a necessidade de restrição de deslocamento, distanciamento social e atenção à higiene pessoal.

Cenário no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, até às 17 horas dessa quinta-feira, 23, o Brasil somava 49.492 casos de Covid-19, com 3.313 óbitos, revelando o crescente índice de letalidade de 6,7% dos casos confirmados. Nas últimas 24 horas foram a óbito 407 pessoas no país, o maior número registrado desde o início da pandemia. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.

Reabertura do comércio

Dando continuidade às reuniões setoriais com segmentos econômicos e classistas da Capital, o Comitê Gestor da Prefeitura de Palmas recebeu nesta quinta-feira, 23, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Tocantins (Abrasel), do Sindicato dos Mototaxistas e da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado do Tocantins. Na pauta foram discutidos pontos que visam à adequação dos estabelecimentos da indústria, comércio e serviços, às regras de enfrentamento ao coronavírus, estabelecidas pela organização Mundial do Comércio (OMS), como forma de proteger os colaboradores das empresas e seus clientes.

O presidente do Comitê Gestor, Thiago Marconi, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Humano, explicou que há mais de dez dias o Comitê Gestor deu início a essas rodadas de diálogos, e que nesse período foram recebidos mais de 50 empresários de diferentes setores, visando implementar o Plano Estratégico de Descontingenciamento, elaborado pela Prefeitura, com o objetivo de reabertura gradual do comércio e da prestação de serviços, que pressupõe responsabilidade compartilhada entre o poder público e a classe empresarial.