Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
ARAGUAÍNA

UBS retorna horário ampliado de atendimento a pessoas com sintomas gripais

23 junho 2022 - 17h24

A Prefeitura de Araguaína retomou o horário estendido de atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) José de Souza Rezende, no Setor Alto Bonito, para os casos de pessoas com sintomas de gripe. O atendimento volta a ser sem intervalo, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Já o horário de funcionamento para pacientes dos serviços do Programa Saúde da Família segue normal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

“Decidimos retornar ao atendimento em horário ampliado por causa da grande procura de pessoas com sintomas gripais nos últimos dias. Com a ampliação do horário, queremos evitar tumultos e garantir atendimento seguro a todos. Vale destacar que o horário estendido é só para os pacientes com sinais de gripe”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Araguaína, a procura por atendimento médico na UBS José de Souza Rezende, que segue como referência para casos gripais, aumentou de 20 para 200 pacientes por dia.

Casos de covid

Houve crescimento também no número de casos da covid-19 em Araguaína. No mês passado, foram 32 casos confirmados da doença, já neste mês são 425 novos casos até esta quarta-feira, 22.

"Nesse período do ano é comum o aumento de pessoas com sintomas gripais, por isso reforçamos que a população tenha atenção para os cuidados básicos com a higiene, hidratação e evite contato com outras pessoas, em caso de estar com sintomas, sem o uso de máscara. Surgiu sinal de nariz entupido, coriza, tosse, febre, falta de olfato ou paladar ou outros, procure a UBS”, concluiu a superintendente da Atenção Básica.

Saiba mais

Tosse, febre, mal-estar e sensação de cansaço são alguns sintomas comuns a gripes, resfriados e cpvid-19, doenças virais que comprometem o sistema respiratório. Em casos de alguns desses sintomas, o paciente deve procurar a UBS de referência para avaliação médica.

Fim de semana

Aos fins de semana, em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência para casos gripais, assim como nos casos de sintomas graves da influenza como cansaço excessivo, febre acima de 39 graus, vômitos e diarreia, a população deve procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, no Setor Araguaína Sul.