Palmas
29º
Araguaína
30º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
SAÚDE

Lacen de Araguaína recebe equipamento para exames de quantificação de linfócitos

25 agosto 2021 - 17h15Por Secom

A unidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), de Araguaína, recebeu neste mês, do Ministério da Saúde (MS), o equipamento Pima®, que permite a realização de testes de quantificação de linfócitos CD4 de forma rápida. O sistema viabilizado por meio do Departamento Nacional de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais (DIAHV), permite a eficácia e a agilidade nos exames essenciais para avaliar e monitorar a imunidade de referência de pacientes infectados com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Aids.

“A nova metodologia, iniciada em agosto de 2021, permite a realização dos exames para a quantificação de linfócitos CD4, mais rápidos e em tempo oportuno, o que será uma oportunidade para a definição de fluxos municipais e estaduais mais ágeis quanto à linha de cuidado das pessoas vivendo com HIV [PVHIV]”, pontuou a diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas Galvão, acrescentando que "com a nova tecnologia, a coleta de amostras, que só era realizada às terças-feiras, passará a ser realizada diariamente".

Ainda segundo a diretora, o equipamento alocado no Lacen/TO, Unidade de Araguaína, permite atender as demandas provenientes do Sistema de Assistência Especializada (SAE) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT), referência para o maior número de pacientes ativos nessa rede, além dos demais pacientes assistidos na macrorregião Norte do Estado do Tocantins.

Para a utilização do equipamento, os profissionais da unidade, biomédicos e farmacêuticos bioquímicos, foram capacitados pela assessoria científica da empresa Abbot. O equipamento Pima® é uma plataforma automatizada, com capacidade para processamento de 3 amostras por hora, reduzindo o tempo de espera pelo resultado e pela liberação do laudo.

O Equipamento Pima® é uma plataforma automatizada, com capacidade para processamento de 3 amostras por hora, reduzindo o tempo de espera pelo resultado e pela liberação do laudo - Governo do Tocantins