Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
AGOSTO DOURADO

Unidades de saúde de Palmas realizam 'Dia D' do aleitamento materno

11 agosto 2022 - 15h56

A Prefeitura de Palmas em comemoração ao 'Agosto Dourado' realiza nesta sexta-feira, 12, em duas Unidades de Saúde da Família (USF), o 'Dia D' do aleitamento materno na Capital. A ação acontecerá nas unidades Taquari e Loiane Moreno (Arse 24 - 210 Sul), onde serão realizadas palestras com odontólogos, nutricionistas, enfermeiras, treinamento sobre postura e posicionamento correto ao amamentar. As ações começam às 09 horas, em ambas unidades. 

O coordenador das Linhas de Cuidado da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), Ilton Batista, reforça que durante o mês de agosto as USFs contam com programação especial para gestantes e lactantes, todas com atividades sobre os cuidados na amamentação, saúde mental, planejamento familiar e outros serviços. “O objetivo é sensibilizar a todos para a importância do aleitamento materno."

Batista ressalta que a promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes para toda sociedade e que as ações disponibilizadas pela rede de saúde são para que as crianças tenham garantia de suas necessidades nutricionais.

Amamentação

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e proporcionar uma boa saúde. Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.