Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
ARAGUAÍNA

Unidades Sentinelas terão atendimento exclusivo para casos suspeitos e confirmados de Covid

15 maio 2021 - 18h45Por Secom

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) abrirá neste final de semana duas unidades sentinelas com atendimento exclusivo para casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Estarão abertas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 61 (503 Norte) e Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, das 7 às 19 horas. Além das sentinelas, a USF Walter Morato, no distrito Taquaruçu, funciona 24 horas para atendimento geral e Covid-19 neste final de semana.

A Semus orienta que aqueles que sentirem algum sintoma gripal e desejarem atendimento e/ou testagem para Covid-19 devem procurar um desses locais. Além das unidades sentinelas, a Semus destaca que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão normalmente, com atendimento para pacientes moderados e graves.

Atendimento

Em Palmas, quando um paciente apresenta uma síndrome gripal, a Semus disponibiliza unidades sentinelas exclusivas para Covid-19 para que a triagem e a testagem dessa pessoa sejam realizadas na rede.

Em casos de sintomas graves ou moderados, o paciente é encaminhado para uma das duas UPAs, localizadas nas regiões Sul e Norte da Capital, onde fica em observação em leitos de estabilização. Se houver necessidade de internação, o paciente é regulado pelo Município para um de seus leitos credenciados na rede hospitalar privada, sejam eles clínicos ou de terapia intensiva (UTI).