Menu
Busca sexta, 05 de junho de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
33ºmax
22ºmin
EM ARAGUAÍNA

UPA de Araguaína cria anexo exclusivo para atender pacientes com sintomas de Covid-19

05 maio 2020 - 10h23

A partir desta terça-feira, 5, pessoas com sintomas gripais e respiratórios que procurarem atendimento na Unidade de Pronto de Atendimento (UPA), no setor Araguaína Sul, serão direcionadas para o prédio anexo, ao lado. O local, onde funcionava uma unidade básica de saúde (UBS), foi adaptado pela Prefeitura de Araguaína para suporte exclusivo aos pacientes com tosse, febre, cansaço, dificuldades respiratórias, entre outros sintomas suspeitos ou confirmados da covid-19.

De acordo com a diretora geral da UPA, Maria Dulcimary Ribeiro Fonseca, objetivo é separar os atendimentos de covid-19 das outras doenças, afim de proporcionar maior segurança para os colaboradores e usuários. “Será o mesmo método de atendimento da UPA, com classificação de risco, atendimento médico e medicação. A diferença é que pessoas com sintomas gripais serão atendidas diretamente no anexo, orientados logo na porta da UPA”, afirmou.

Acesso direto

A adaptação foi realizada pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), por meio do Termo de Colaboração firmado com o Município na última semana, separando todo o atendimento, desde a porta de entrada até os leitos especiais da UPA para pacientes com covid-19. Desses, um tem suporte avançado para casos que precisam urgentemente de respirador e cinco leitos são clínicos para observação e transferência para hospitais.

Além dos leitos, o novo anexo conta com laboratório, sala de coleta de sangue e swab, farmácia, local de repouso e todo o suporte necessário ao atendimento do paciente. Os testes rápidos também serão realizados nesse novo ambiente. “Todos os atendimentos agora estão isolados do restante da UPA, com acesso direto pelo anexo”, explicou Dulcimary.

Servidores exclusivos

A nova equipe de dedicação exclusiva é composta por mais de 15 profissionais por turno, sendo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em laboratório, bioquímicos, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, recepcionistas, porteiros, psicólogos e auxiliares de higienização e desinfecção.  

Atendimento direcionado

Quem tinha a UBS Araguaína Sul como referência para atendimentos de rotina deverá procurar as unidades mais próximas da residência, como a UBS Avany Galdino, que fica no Bairro São João, a UBS José de Sousa Rezende, no Setor Alto Bonito, e UBS Manoel Maria, no Setor Cimba.

AO VIVO