Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
MUITA PROCURA

Vacinas esgotam em cinco UBS de Araguaína e município aguarda novas doses

25 março 2020 - 11h04

A grande procura pela vacina contra a gripe em Araguaína durante a Campanha Nacional de Vacinação resultou na baixa do estoque em algumas unidades básicas de saúde (UBS) ainda no segundo dia da imunização. Em cinco unidades as vacinas já esgotaram: UBS José Ronaldo (Dom Orione), UBS Dr. Francisco (Vila Aliança), UBS Palmeiras do Norte, UBS Nova Araguaína e UBS Couto Magalhães.

Nessa primeira etapa da Campanha de Vacinação, a meta em Araguaína é vacinar mais de 17 mil pessoas entre idosos e profissionais da saúde. O município recebeu 11.570 doses da vacina contra Influenza. “Tivemos uma boa procura do público-alvo nesses primeiros dias da campanha, o que resultou nessa rápida baixa do estoque em todas as unidades em pouco mais de 24 horas”, explicou a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga.

Ainda de acordo com a Coordenação de Imunização, a previsão é de que até o final da semana muitas unidades já não tenham mais a vacina.

Reposição

A Secretaria Municipal da Saúde aguarda o recebimento de novas doses para seguir atendendo ao público da campanha. “Ainda precisamos vacinar aproximadamente seis mil pessoas do público-alvo dessa primeira etapa e acreditamos que na próxima semana estaremos novamente com as UBS abastecidas com a vacina”, disse Samila Braga.

A campanha vai até o dia 22 de maio. Entre as estratégias que serão adotadas pela Secretaria da Saúde está a divisão da vacinação por etapas, seguindo a orientação do Ministério da Saúde,  cada público al-vo terá o seu período de imunização.

Etapas de vacinação

Na primeira etapa da vacinação (23 de março a 15 de abril), serão imunizados idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, totalizando 17.272 pessoas nessa fase.

Fazem parte também do público da campanha para as próximas etapas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto), indivíduos de 55 anos a 59 anos de idade, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, força de segurança e salvamento, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme indicação do Ministério da Saúde, professores das escolas públicas e privadas.

A meta para Araguaína é vacinar 90% do público-alvo, mais de 48.000 pessoas.