Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
21º
Porto Nacional
26º
SUPERMERCADO

10 dicas importantes pra você economizar na hora de fazer as compras

05 setembro 2019 - 09h44Por Serasa Consumidor

Comer fora todos os dias é certeza de que o VR vai acabar muito antes do fim do mês. Se o seu saldo chega pleno até o dia 30, conte nos comentários depois desse texto como você consegue essa façanha. Por outro lado, também não está fácil economizar no supermercado. Por isso, juntamos 10 maneiras de conseguir fazer as compras sem gastar todo o salário.

1. Não vá ao supermercado com fome ou com pressa

Quando vamos às compras com fome, temos a tendência de gastar mais do que devemos. Acabamos pegando mais produtos por impulso e isso não ajuda em nada a economizar no supermercado.

A pressa também é inimiga do bolso. Quando você tenta fazer as compras mais rápido acaba esquecendo o que precisa levar ou pega mais produtos do que deve. Então a dica é coma antes de ir ao supermercado e separe um tempo para as compras sem correria.

2. Tente não levar as crianças junto

Para muitas pessoas isso é difícil, porque não tem com quem deixá-las. Mas é importante saber que as crianças podem ser mais atraídas por produtos mais caros e até supérfluos. Se puder, tente não levar as crianças ao supermercado. Isso ajuda a economizar.

3. Antes de sair de casa faça uma lista do que precisa comprar

Essa dica é importante tanto para você comprar apenas o que necessita, como para diminuir o tempo no supermercado. Com uma lista, você pega todos os produtos de uma mesma sessão e não fica dando voltas dentro do supermercado.

4. Defina um limite do quanto pode gastar

Tão fundamental quando a lista é determinar um valor que você pode gastar na compra. Assim, você controla as compras mantendo apenas o que realmente precisa. Essa dica também pode ser usada em outras situações como uma festa, baladas, viagens.

5. Monte um cardápio da semana

Uma sugestão para facilitar a vida de quem precisa fazer a lista do supermercado é montar um cardápio da semana. Assim, você já tem em mente todos os ingredientes que vai precisar e quais ainda não tem em casa.

6. Aproveite dia de promoções

Muitos supermercados têm dias especiais de produtos de limpeza e higiene, ou dia em que o hortifruti está mais barato. De acordo com o seu cardápio e a sua lista de compras, você pode escolher o dia que compensa mais ou que é mais vantajoso.

7. Pesquise preços dos supermercados da sua região

Uma ferramenta que pode te ajudar nesse ponto é um guia de supermercado criado pela Proteste. Ele encontra o melhor supermercado para você conforme o preço dos produtos e a localização.

8. Evite compras mensais ou muito grandes

Outra dica para economizar no supermercado é evitar fazer compras muito grandes ou mensais. Quando você enche o carrinho, corre o risco de incluir produtos que não vai precisar. Além disso, a conta pode fugir do seu controle e, no fim, você acaba gastando mais do que deveria.

9. Avalie a possibilidade de comprar itens no atacado

Também é possível economizar ao comprar no atacado. Mas lembre-se da dica anterior: não se empolgue e compre mais do que deve. Avalie o que realmente é possível comprar no atacado, como produtos não perecíveis ou materiais de limpeza e higiene.

10. Nunca se esqueça de conferir a validade dos produtos

Um complemento da dica anterior é sempre ficar de olho na validade dos produtos. Não adianta comprar muitas coisas no atacado, se você não for consumir antes do prazo de validade.

Aproveite promoções, mas desperdiçar jogando fora não é economizar. Isso é perder dinheiro!

Com essas dicas, você consegue economizar no supermercado e ainda ajuda o seu VR! Gostou das sugestões? Deixe uma mensagem abaixo sobre o que você achou das nossas ideias.