Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
6 ANOS DEPOIS

Veja como está tocantinense aprovado em Medicina que não tinha condição de pagar pelo curso

11 setembro 2020 - 20h07Por G1 Tocantins

Dowglas Pereira de Oliveira nunca esqueceu o carinho que moradores do Tocantins tiveram com ele para tornar possível o sonho de cursar medicina. A comunidade se mobilizou para ajudá-lo em 2014, quando o jovem de origem humilde foi aprovado em 1º lugar no vestibular, mas não tinha como pagar a mensalidade de R$ 2.814,75. Agora formado, ele atua como médico da saúde da família na zona rural e na pandemia encontrou mais uma oportunidade de retribuir o empurrão que recebeu para realizar o próprio sonho.

"Eu faço atendimentos tanto na zona rural da cidade de Pium, em sete assentamentos lá, como também atendo no Hospital Municipal e fazendo as transferências na UTI móvel para Palmas. Acredito que é muito importante esse retorno para a comunidade, não somente como um trabalho, mas também com dedicação, com carinho, com amor pela população que tanto me ajudou", conta.

"Nós temos uma parte do hospital, que é o covidario, onde nós temos os pacientes que ficam internados lá com Covid. Também atendo alguns pacientes com atendimento domiciliar em Pium que estão com Covid, são casos mais complicados. E aqui em Palmas eu faço o transporte da UTI móvel dos pacientes mais graves", explica.

Profissional agora atua na linha de frente do combate à Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal

Hoje na linha de frente, ele conta que tem planos para se especializar, mas que sente que ainda deve passar mais tempo auxiliando a população da zona rural. "Eu quero passar um tempo ainda na saúde da família e ajudando a comunidade. Depois de um determinado período eu tenho interesse de fazer especialização em ortopedia, mas retornar para o Tocantins [para atuar no estado]".

O doutor Dowglas, como os pacientes agora chamam, conta que nunca parou de estudar e mantém hábitos que adquiriu quando se preparava para o vestibular. Ele ainda coloca lembretes nas paredes do banheiro para memorizar enquanto escova os dentes ou toma banho. "Eu continuo estudando, fazendo provas. A gente não pode parar! Eu continuo estudando e utilizando muito os meus macetes que eu já utilizava antigamente", conta.

As paredes de casa só não estão cobertas de anotações porque ele se mudou recentemente por causa do casamento. A lua de mel terminou há menos de uma semana após nove anos de namoro.


Médico ainda utiliza as técnicas de estudo usadas para conseguir aprovação no vestibular — Foto: Arquivo Pessoal