Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
27º
POLÊMICA DO REAJUSTE

Vereador articula decreto que cobra o fim do contrato da BRK com o município de Araguaína

21 outubro 2021 - 11h52Por Redação

O anúncio de reajustes que podem chegar a 21% na tarifa de água feitos pela BRK Ambiental e que entra em vigor a partir do próximo mês tem levantado contestações na Câmara Municipal de Araguaína.

O vereador Marcos Duarte anunciou que está articulando junto com outros pares da casa a elaboração de um Decreto visando a suspensão do contrato da concessionária com o município. 

Conforme anunciado pela BRK, os reajustes variam de 10,26% a 21% para consumidores da categoria residencial. A resolução que trata sobre a revisão tarifária foi publicada pela Agência Tocantinense de Regulação (ATR), na semana passada. 

O parlamentar argumenta que o serviço prestado pela empresa na cidade, não condiz com o alto valor cobrado aos consumidores. “Sem falar nas promessas não cumpridas pela BRK, como o não cumprimento do prazo para a entrega da nova Estação de Tratamento de esgoto. O forte odor causado pela Estação Neblina, a mortandade de peixes no Rio Lontra, entre outros problemas", observou Duarte. 

O vereador pontua ainda que é impossível o Município de continuar mantendo a BRK, tendo em vista o que ele considerou como “péssimo serviço prestado e não cumprimento do contrato e acrescentou: O Decreto Legislativo é uma forma que a Câmara Municipal tem de rever esse absurdo que está acontecendo", pontuou. 

Assembleia Legislativa

Na Assembleia, deputados estaduais também questionaram o reajuste. O deputado Jorge frederico, solicitou que a ATR, reveja a autorização para revisão tarifária de água.  que é cobrada pela empresa.

Ricardo Ayres também se manifestou sobre a questão em plenário e apresentou ontem um requerimento, em regime de urgência, cobrando que a empresa BRK Ambiental e a ATR apresentem as eventuais justificativas e forneçam as devidas explicações sobre o reajuste da tarifa cobrada para coletar, tratar, distribuir e dar manutenção nos serviços de água no Estado do Tocantins.