Menu
Busca terça, 27 de outubro de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
32ºmax
23ºmin
TOCANTINS

Videochamadas aproximam famílias e pacientes graves da UTI de hospital público

02 maio 2020 - 10h27

Com visitas suspensas por medidas restritivas no intuito de garantir a proteção dos profissionais de Saúde e pacientes internados na unidade contra a Covid-19, os pacientes graves da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP) agora contam com chamadas em vídeo para receberem o afeto de seus familiares. Com o aparelho celular higienizado, os profissionais auxiliam nesta “visita virtual”. A iniciativa segue restrições clínicas e acontecem de acordo com a situação clínica do paciente.

A psicóloga Aruana Rita Cardoso Guedes é umas profissionais da equipe que faz a ligação. “As chamadas de vídeo são uma maneira de humanizarmos mais o atendimento, usar a tecnologia para levar um pouco de alegria e aconchego ao paciente neste momento delicado, o que acaba auxiliando no suporte emocional e na recuperação. Têm os pacientes que há alguns dias não veem os familiares ou ainda aqueles que saíram recentemente do coma e não se lembram quando viram suas famílias, por exemplo. É uma forma de minimizar esta falta afetiva”.

Sobre a frequência das vídeochamadas, a psicóloga afirma que “já estamos realizando quase diariamente, depende muito da necessidade de cada paciente e da família. Também converso com a família por vídeochamada sobre atualização de informações dos usuários internados na UTI”, explicou.

A paciente Otaviana, de 49 anos, moradora de Palmas, há 20 dias passou por procedimento cirúrgico e está internada na UTI. Por meio da chamada em vídeo, conseguiu ver e receber carinho da sua filha Loren Cristina de Castro, que conta que "não posso estar próxima fisicamente devido à pandemia, para garantir a segurança dela. Antes da ligação fico ansiosa para poder ver o rosto da minha mãe. Com a videochamada a gente se sente mais feliz em poder vê-la", declarou.

“Nós contamos com o envolvimento dos nossos profissionais, que sempre estão dispostos a realizarem ações em prol do bem-estar dos pacientes, de forma humanizada”, declarou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo

AO VIVO