Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
AGRICULTURA

Visando safra intensa produtores esperam por chuvas regulares para iniciar plantios

14 outubro 2020 - 11h47Por Divulgação Secom - TO

Os produtores rurais aguardam o início do período chuvoso constante para começar mais uma safra no cultivo de soja, milho verão, milho segunda safra, arroz, sorgo, feijão caupi e cores e algodão caroço. A probabilidade, nesta safra de grãos 2020/2021 é de crescimento na área de plantio, seguindo os excelentes resultados alcançados pelos produtores nos últimos anos.

A expectativa na produção agrícola deixa os produtores otimistas, propiciando investimentos em equipamentos tecnológicos, implementos, máquinas e insumos relevantes para os melhores rendimentos na produtividade por unidade de área cultivada.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thadeu Teixeira Júnior, no Tocantins a janela de plantio tem início a partir de 01 de outubro, período que finda o vazio sanitário. “Entretanto, ao contrário da safra anterior, as chuvas devem ocorrer de forma bem distribuída em algumas regiões do estado, vindo a se firmar somente a partir do terceiro decêndio do mês de outubro”, concluiu o engenheiro.

Zoneamento

Thadeu lembra que o zoneamento de risco climático é de extrema importância, uma vez que o atraso no plantio da soja pode influenciar o milho segunda safra. Ele reforça que os produtores tocantinenses podem consultar as informações do zoneamento que leva em consideração a região, tipo de solo e cultivar para as diversas culturas no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Abertura safra

Com o tema Tocantins – Terra de Oportunidades para o Agronegócio, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realizará na sexta-feira, 16, a abertura oficial do Plantio da Safra Tocantins 2020/2021. O evento será realizado na sede da Agricultura Tia Maria, localizada na Zona Rural do município de Gurupi – TO.