Palmas
29º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
SAÚDE PÚBLICA

Vistoria na UPA Sul verifica falta de medicamentos e equipamento

27 novembro 2021 - 08h43Por Ascom

Nesta quinta-feira, 25, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua na área da saúde pública, acompanhado de servidores do Ministério Público do Tocantins (MPTO), realizou vistoria na Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) de Palmas-TO. 

Durante a inspeção, foi relatado que a unidade necessita de reforma, haja vista que as paredes e portas estão danificadas. Também foi observado que os medicamentos Buscopam composto e Fitomenadiona (vitamina k) estão em falta na unidade. 

Já os dentistas da unidade, ressaltaram a necessidade de um equipamento de raio-x para radiografia periapical e panorâmica, com vistas ao atendimento e diagnóstico dos pacientes. Além disso, foi explicado que a unidade necessita de servidores administrativos para cumprirem a escala total.

Quanto aos plantões dos servidores da área da saúde, os representantes da administração da UPA Sul afirmaram que a escala de médicos, enfermeiros e técnicos está funcionando de forma satisfatória, principalmente após a prestação de serviços médicos por empresas terceirizadas.

Após a realização da vistoria, a 19ª Promotoria de Justiça da Capital tomará as medidas administrativas e judiciais necessárias para regularização dos problemas identificados na unidade, visando a retomada da prestação dos serviços de saúde, de forma adequada, para a comunidade.