Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
NOVIDADE

WhatsApp começa a testar pagamento com criptomoedas dentro do aplicativo

23 dezembro 2021 - 16h54Por Meio Norte

A Meta (antigo Facebook) começou a testar de forma limitada a sua carteira digital Novi dentro do WhatsApp, segundo comunicou a empresa na quarta-feira (8).

Com isso, a partir de agora, alguns usuários nos Estados Unidos poderão negociar a stablecoin (criptomoeda com lastro em uma moeda física) USDP, da Paxos.

A carteira digital foi lançada inicialmente na Guatemala como forma de teste pela Meta, mas o pagamento com criptoativos por enquanto será exclusivo para um número limitado de americanos.

“Quando você adiciona dinheiro à sua conta Novi, nós o convertemos em USDP (Pax Dollar), uma moeda digital estável emitida pela Paxos Trust Company, uma instituição financeira regulamentada. O USDP foi projetado para ter um valor estável em relação ao dólar americano”, explicou o executivo da Novi Stephane Kasriel. Ou seja, cada um USDP equivale a um dólar.

“Ainda estamos em um estágio muito inicial na jornada piloto da Novi, então tomamos a decisão de testar esse novo ponto de entrada em um país, para começar, e buscaremos expandi-lo, assim que ouvirmos das pessoas o que elas acharam dessa nova experiência”, disse ele.

Este projeto foi anunciado um dia depois que Charles Cascarilla, CEO da Paxos, disse durante uma audiência no Congresso dos Estados Unidos que ele não poderia falar sobre os planos da Novi após o lançamento na Guatemala.

A Meta enfrenta uma grande pressão regulatória sobre seus planos de moeda digital, um dos motivos que fez com que a companhia deixasse de se chamar Facebook em outubro, abandonando também a marca Libra para sua stablecoin e adotando o nome Diem. A carteira digital Novi também é recente, sendo anteriormente chamada Calibra.

Para realizar pagamentos no aplicativo, o usuário precisa apenas ir no mesmo local onde adiciona um “anexo” (ícone de clipe de papel no Android e um sinal de adição no iOS) e escolher a opção “Pagamentos”. Em seguida escolhe o valor e realiza a transferência.

Segundo a Novi, não há taxas para envio nem recebimento, nem um limite para quantidade de operações que podem ser feitas por dia. A companhia disse também que não haverá cobrança de valores de manutenção ou saques para conta corrente do usuário, com a transferência acontecendo de forma instantânea para o banco.