Palmas
31º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
NORTE DO ESTADO

Xambioá de luto: morreu hoje aos 96 anos, o primeiro prefeito da cidade

22 maio 2020 - 17h58Por Redação

Morreu na manhã desta sexta-feira, (22), o primeiro prefeito da cidade de Xambioá no Norte do Tocantins. 

Sebastião Gomes da Silva tinha 96 anos e vivia em Xambioá há 70 anos, depois de ser acometido por uma infecção intestinal. A informação foi confirmada pela prefeitura municipal que emitiu uma nota de falecimento.

"O ex-prefeito, chegou à região no início da década de 1950, quando por aqui se encontrava em abundância o valorizado cristal de quartzo. Ao lado do irmão Miguel Gomes empreendeu uma grande história de luta em nosso Município", lembra a prefeita Patrícia Evelin destacando: "Foi escolhido entre os seus pares para ser nomeado pelo Governador de Goiás José Ludovico o nosso primeiro Prefeito".

Confira a nota na íntegra: 

A notícia do falecimento de Sebastião Gomes da Silva, nosso primeiro Prefeito de Xambioá, entristece à todos os cidadãos  dessa terra, que o teve como desbravador nos longínquos anos dos garimpos de cristal de quartzo.

Sebastião Gomes foi um dos homens que esteve presente na luta pela emancipação do Município, buscou recursos públicos para beneficiar Xambioá e é um dos construtores dessa cidade.

Sebastião Gomes sempre se preocupou com os rumos da cidade, político moderado era daqueles que buscava estar presente nas discussões, sendo sem dúvidas um dos grandes estudiosos do movimento evolutivo do Município.

Gostava de relembrar com muita lucidez, os passos que levaram a cidade a se desenvolver, evidenciando a atuação dos lideres locais no processo de construção da identidade local. Orgulhava-se de ter pesquisado as origens do termo Xambioá, de ter construído da primeira prefeitura da cidade e de buscado recursos para a construção da pista de aviação da cidade, além da construção de salas do Grupo Escolar José Bonifácio, em épocas tão difíceis.

Perdemos um pioneiro que deixou seu legado, sobretudo de amor por nossa cidade, por nossa comunidade que tanto respeitou durante toda sua vida.

Sebastião Gomes acompanhou todas as eleições municipais ocorridas em Xambioá, com muita lucidez, sempre colaborando com pesquisadores de nossa cidade e de todo o mundo todo que com ele conversavam a procura de conhecer a história de nossa cidade.

Lamentamos com profundo pesar seu falecimento. 

Rogamos ao Pai Celestial que conforte o coração dos familiares e amigos nesta hora  de dor.

Patrícia Evelin

Prefeita de Xambioá