Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
NORTE DO ESTADO

Xambioá inicia lockdown neste sábado e programa outras medidas rígidas

16 maio 2020 - 11h35

A população de Xambioá, na região norte do Tocantins, se prepara para o início do período de lockdown. A decisão foi publicada em decreto pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 15, e já vale para este sábado, 16, a partir das 18 horas e vale por uma semana. Devem permanecer abertos apenas as atividades essenciais ligadas ao sistema de saúde, supermercados, mercearias e farmácias. 

“As Polícias Militar e Civil estarão nas ruas fiscalizando e garantindo o cumprimento da medida. É uma decisão dura, mas necessária para evitar que a Covid-19 avance em nosso município. Não há estrutura suficiente nos hospitais para salvar a vida de todos os pacientes graves da doença se os casos continuarem crescendo e não podemos permitir que vidas sejam perdidas. Por isso, pedimos que toda a população colabore e não esqueçam de usar as máscaras de proteção!”, orientou a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin. 

Restrições

O decreto proíbe a circulação de pessoas, exceto para serviços essenciais, com a apresentação de documento de identificação oficial com foto, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção facial. Está permitido o deslocamento a hospitais, supermercados, farmácias ou estabelecimentos cujas atividades se enquadrem como essenciais. Também está permitido o comparecimento ao trabalho, desde que no local sejam realizadas atividades consideradas essenciais. 

Estão proibidas a realização de visitas ou reuniões, públicas ou privadas, inclusive de pessoas da mesma família que não moram na mesma residência, independentemente do número de pessoas, além da realização de atividades religiosas presenciais, como missas e cultos.

Também está proibida a saída de moradores da cidade, bem como a entrada de veículos e moradores de outras localidades. 

Decreto Municipal

Após o período em lockdown, volta a vigorar o decreto da Prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, que determinou a instalação de Barreira Sanitária na entrada do município para impedir a entrada de pessoas que não residem no município de Xambioá.

As exceções são para profissionais que farão entrega de medicamentos em farmácias, hospital e Unidades de Saúde ou entrega de mercadorias em padarias, mercearias, mercados e supermercados; trabalhadores da segurança privada, tratamento e abastecimento de água, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis, assistência médica e hospitalar, serviços funerários, captação e tratamento de esgoto e lixo, telecomunicações, ou ainda processamento de dados ligados a serviços essenciais, serviços de urgência, emergência, tais como: ambulância, bombeiros e afins e funcionários da área da saúde;

O Decreto também institui que fica impedido o ingresso no município de ônibus e vans, destinados ao transporte intermunicipal ou interestadual, além de pessoas com quadro de febre ou outros sintomas característicos da COVID 19, devendo as mesmas serem orientadas a procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A saída dos moradores da cidade ficará restrita a assistência médica. “Temos que ser rígidos nesse momento, antes que a situação fuja ao controle. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para garantir a segurança da população. 
Já distribuímos mais de 8 mil kits de máscaras e álcool em gel, temos barreiras informativas, adotamos medidas junto ao comércio, mas precisamos também que a população contribua, que se previna, que evite aglomeração, festas, visitar os parentes. Chega o fim de semana muita gente está indo pro rio, em festas que reúnem também os moradores de São Geraldo no Pará, onde a situação da doença é grave. Precisamos ficar em casa agora, para evitar que Xambioá tenha que fechar tudo como vai ocorrer agora no Bico do Papagaio, Araguaína e outras cidades”, afirmou a prefeita Patrícia Evelin. 

Também foram adotadas novas regras para as agências bancárias que terão atendimento interno limitado a 60 clientes por dia, sendo obrigadas a adotar as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde de prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa ao coronavírus.

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica junto com a Polícia Militar fará a fiscalização do cumprimento das medidas.