Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
APÓS DENÚNCIA

Youtuber é multado após usar camaleão em vídeo para ironizar governador

05 agosto 2021 - 15h33Por Redação

O pastor, Cabo reformado da Polícia Militar e Youtuber do Tocantins, Nelcivan Costa Feitosa, foi multado pelo Naturatins em R$ 500 reais, depois de publicar nas redes sociais uma brincadeira usando um camaleão para ironizar o governador Mauro Carlesse.

A denúncia chegou ao órgão citando um vídeo que viralizou nas redes sociais e mostra o PM reformado colocando o camaleão dentro de uma melância,  sugerindo que o animal seria cozido ali. Segundo o relatório, tudo indica que o animal estivesse morto na hora da gravação.

A brincadeira seria em alusão a um emblemático vídeo do governador publicado recentemente, em que ele ensina uma receita de frango dentro de uma melância e que viralizou depois que o cantor sertanejo Leonardo tentou fazer a mesma receita mas não deu muito certo. 

Diante do fato, a equipe de fiscalização do Naturatins multou Feitosa apontando o caso como uma infração ambiental.

Nelcivan é filiado ao Partido Liberal (PL) e tentou ser candidato a vereador em Palmas nas eleições 2020, mas teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral. 

A Lei dos Crimes Ambientais nº 9.605/98, no seu artigo 29, diz ser crime “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. A pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

O denunciado pode recorrer da decisão do Naturatins.