Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
28º
COLUNA

JOGO DO PODER

por Tony Veras
OPINIÃO

Carlesse fala em disputar terceiro mandato mas plano pode ser outro

06 outubro 2021 - 09h48Por Tony Veras

O governador Mauro Carlesse (PSL) anunciou em entrevista que será candidato à reeleição no próximo ano. A decisão pode por fim às especulações sobre suas pretensões políticas. Mas o que estaria por trás dessa estratégia?

A entrevista foi concedida ontem (05), na rádio pública 96 FM, quando Carlesse confirmou participação na disputa descartando a possibilidade de concorrer ao Senado. Contudo, o gestor se prepara para travar uma disputa judicial, isso porque na prática, está pleiteando o seu terceiro mandato consecutivo, uma tese que deve ser contestada na Justiça Eleitoral. 

Provável Estratégia

O Governador Mauro Carlesse tem se mostrado um político astuto, desde a campanha de 2018, quando numa eleição improvável e contra todas as apostas saiu vitorioso ao desbancar os principais caciques da política tocantinense e ainda reunir outra parte em seu palanque. Isso mostra que ele pode fazer o seu sucessor, já que uma reeleição para um terceiro mandato não é possível pela atual legislação eleitoral.

Ao que tudo indica, Carlesse fala, porém não diz o que está por trás da estratégia. Em resumo, deve tentar registrar sua candidatura, porém depois da possível impugnação, substituirá o nome pelo “Plano B“, que na verdade deve ser o único plano: colocar na disputa, o seu advogado de longa data e atual secretário da Fazenda, Sandro Henrique Armando.

Na entrevista, o gestor dá pistas, ao dizer que caso não seja possível entrar na disputa, ele se compromete a terminar o mandato e indicar outro nome para concorrer ao cargo, destacando que o escolhido não é político, mas tem perfil técnico para a sucessão. 

Confira a entrevista na íntegra clicando aqui