O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) foi presença marcante na tradicional Cavalgada de Araguaína neste domingo (9), e na oportunidade destacou com entusiasmo a proposta de sua autoria que busca reconhecer Araguaína como a capital nacional da cavalgada. O projeto já foi aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara Federal e agora segue para análise no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“É importante valorizar Araguaína. É a cidade que mais se organiza e que mais atrai gente para essa festa linda. O evento representa tradição, cultura e a integração do homem do campo e da cidade”, declarou Guimarães durante o desfile.
SIMBOLO CULTURAL
A proposta do deputado tem como objetivo reconhecer a dimensão que a Cavalgada de Araguaína alcançou ao longo dos anos, consolidando-se como a maior do país em número de participantes e estrutura. O reconhecimento oficial reforçaria a importância do evento como patrimônio cultural e econômico do Tocantins e do Brasil.
Com comitivas de todo o Estado, cavaleiros, muladeiros e famílias participaram da grande festa ruralista que este ano encerrou a programação da Expoara 2025.
ELEIÇÕES 2026
Alexandre Guimarães voltou a reforçar sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026. O parlamentar também reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Amélio Cayres (Republicanos) ao governo do Estado.
“A construção dessa candidatura tem sido muito madura, responsável e lúcida. O debate político se antecipou e foi preciso marcar posição. Estamos andando por todo o Tocantins com uma mensagem de continuidade de um governo que vem dando certo, com o perfil do Amélio e do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou.