Palmas
32º
Araguaína
34º
Gurupi
33º
Porto Nacional
32º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
COLUNA

JOGO DO PODER

por Tony Veras
NO RITMO DA CAVALGADA

Guimarães costura cenário político para 2026 e articula título nacional para Araguaína

08 junho 2025 - 21h36Por Tony Veras

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) foi presença marcante na tradicional Cavalgada de Araguaína neste domingo (9), e na oportunidade destacou com entusiasmo a proposta de sua autoria que busca reconhecer Araguaína como a capital nacional da cavalgada. O projeto já foi aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara Federal e agora segue para análise no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

“É importante valorizar Araguaína. É a cidade que mais se organiza e que mais atrai gente para essa festa linda. O evento representa tradição, cultura e a integração do homem do campo e da cidade”, declarou Guimarães durante o desfile.

SIMBOLO CULTURAL 

A proposta do deputado tem como objetivo reconhecer a dimensão que a Cavalgada de Araguaína alcançou ao longo dos anos, consolidando-se como a maior do país em número de participantes e estrutura. O reconhecimento oficial reforçaria a importância do evento como patrimônio cultural e econômico do Tocantins e do Brasil.

Com comitivas de todo o Estado, cavaleiros, muladeiros e famílias participaram da grande festa ruralista que este ano encerrou a programação da Expoara 2025.

ELEIÇÕES 2026

Alexandre Guimarães voltou a reforçar sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026. O parlamentar também reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Amélio Cayres (Republicanos) ao governo do Estado.

“A construção dessa candidatura tem sido muito madura, responsável e lúcida. O debate político se antecipou e foi preciso marcar posição. Estamos andando por todo o Tocantins com uma mensagem de continuidade de um governo que vem dando certo, com o perfil do Amélio e do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou.