Sorteio Dia das Mães - Topo
Menu
Busca quarta, 21 de abril de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
26ºmax
22ºmin
COLUNA

Opinião Formada

por Tony Veras
"ACABOU A MAMATA"

Janad solta o verbo na tribuna e dispara contra Cinthia e vereadores aliados

10 março 2021 - 10h32Por Redação

A presidente da Câmara Municipal de Palmas, Janad Valcari (Podemos), fez um discurso acalorado depois das polêmicas em torno da aprovação do Projeto de Lei que autoriza a compra de vacina contra Covid-19 pelo município.

O projeto foi retirado de pauta anteriormente, sob a justificativa da falta de anexos com informações detalhadas, mas a decisão da presidente não agradou alguns vereadores e ela foi alvo de duras críticas pelo seu posicionamento.

Na tribuna da Câmara nessa terça-feira (09), a presidente deu sua versão sobre o assunto e disparou contra a prefeita Cinthia Ribeiro (PSB) e aliados: “Acabou a mamata! Essa Casa tem que ser respeitada, não será extensão da prefeitura e sim independente”, garantiu Valcari reforçando o posicionamento autônomo da Mesa Diretora.

Defesa

A presidente se defendeu de críticas da vereadora Laudecy Coimbra (SD) após devolver o projeto para correções, lembrando que a parlamentar em entrevista afirmou que Valcari rasgou o regimento. 

Janad destacou que o documento entregue inicialmente pela prefeitura estava incompleto, pela metade. "Informo que não vai ser nem o primeiro ou o último que irei fazer. Se vier com vícios ou faltando algum documento, se fizer parte da minha prerrogativa eu irei devolver. Vou cumprir o que o regimento e a Lei manda” e ainda acrescentou: "Eu deixei meu celular à disposição, por que não foi atrás pra protocolar no domingo e a gente votar na segunda-feira? Porque não estava pronta vereadora Laudecy...", observou. 

Valcari questionou Laudecy que disse que iria descansar após a aprovação do projeto: “Eu pergunto à vereadora, a senhora vai descansar no sítio... e o povo? E o trabalhador? E as empresas quebrando? Porque não sobe na tribuna para perguntar onde foi parar os milhões recebidos para combater a covid desde o início da pandemia?”, disparou.

As críticas ainda sobraram para o vereador Folha Filho (Patriota), líder da prefeita na Câmara. Em tom de ironia,  Valcari disse que o parlamentar estava intermediando a situação e o classificou como "office boy da prefeita". 

Rogério Freitas (MDB) também foi alvo da língua afiada de Valcari. A vereadora lembrou um episódio de Freitas como então presidente da Câmara em 2018, quando teria travado uma pauta na Casa por 6 meses. Ela ainda insinuou que o parlamentar usava o cargo para buscar os própios interesses: "Em troca de que vereador?" questionou acrescentando: “Porque foi estranho... e acho que atingiu o seu objetivo, porque a pauta ...booom... abriu” [sic].

Acabou a Palhaçada

Ainda em seu desabafo, a presidente da Câmara mandou um recado curto e grosso: “Vocês me respeitem, aqui agora tem presidente. Não é porque eu sou mulher que eu vou baixar a cabeça para vocês não e completou: "Acabou a palhaçada". 

AO VIVO