Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
COLUNA

JOGO DO PODER

por Tony Veras
DECISÃO RADICAL

Motivado por caos, deputado destina 100% de suas emendas para a Saúde

21 março 2019 - 13h06

O deputado estadual Jorge Frederico (MDB), anunciou  nesta quinta-feira (21), que destinou 100% de sua emenda individual como parlamentar para investimentos na área da Saúde Pública. 

O anúncio foi feito em entrevista ao Portal O Norte onde ele destacou a iniciativa como "Compromisso cumprido!". 

Além de destinar um total de R$ 3,2 milhões em verbas para o setor, Jorge Frederico também garantiu que vai fiscalizar a aplicação dos recursos. Mesmo diante de sua decisão radical, o parlamentar reconheceu as difculdades existentes em diversas áreas do Estado: "estão com demandas gigantescas, essa é a realidade de todo o país" mas destacou: "...saúde é vida, saúde é prioridade! Por isso destinei tudo que tenho de emenda parlamentar individual para esta área", justificou.

Jorge Frederico finalizou com um dos argumentos que mais o motivou para tomar essa decisão: "Não dá pra ver gente sem remédios , sem atendimento". 

Caos

A iniciativa do parlamentar de Araguaína partiu em um momento delicado em que se encontra a Saúde Pública do Estado. A exemplo disso, na semana passada a Justiça acatou o pedido de uma ação conjunta do Ministério Público Estadual (MPE) e da Defensoria Pública Estadual (DPE), e determinou o afastamento imediato do Secretário Estadual de Saúde, Renato Jayme, por descumprir várias determinações judiciais no âmbito da Saúde, entre elas, a regularização do fornecimento de quase 30 medicamentos oncológicos que estão com estoque quase zero nos hospitais públicos do Estado.

O Estado recorreu da decisão que foi derrubada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) que apesar de reconhecer o caos em que se encontra a Saúde, apontou que o afastamento do gestor só serviria para piorar ainda mais situação.