Muita gente confunde treino funcional com CrossFit. Já escutei várias pessoas falando que praticam CrossFit, mas depois de algumas perguntas, descobrimos que se trata apenas de um treino funcional e não de CrossFit.
Isso acontece porque o CrossFit está em alta e alguns educadores físicos e academias, por falta de informação, ou por má fé, acabam se aproveitando da marca registrada CrossFit, de forma inapropriada, para poder vender mais e acabam gerando essa desinformação entre as pessoas. Então, qual a diferença?
Bom, podemos dizer que um treino de CrossFit é funcional, mas nem todo treino funcional é CrossFit. Para ser considerado CrossFit, o treino, além de ser funcional, deve ser executado em alta intensidade e constantemente variado. Além disso, o treino de CrossFit trabalha 10 aptidões físicas:
- capacidade caridiorespiratória
- força
- stamina
- flexibilidade
- velocidade
- potência
- coordenação
- agilidade
- equilíbrio
- precisão
Ou seja, o CrossFit vai muito além de um treino funcional e prepara o indivíduo para o desconhecido!

O grande diferencial
Apesar das diferenças descritas acima, acredito que o maior diferencial do CrossFit é a experiência.
As aulas em grupo, o relógio com contagem regressiva em cor vermelha, o quadro branco com o resultado dos seus amigos, o coach, um lugar que não tem catraca, um ambiente onde as pessoas sabem o seu nome, a energia e o espírito de comunidade de pessoas que te motivam quando você pensa em desistir ou simplesmente te animando quando não está no seu melhor dia, tudo isso é uma experiência que o CrossFit proporciona e que não há igual em nenhuma outra modalidade, o que explica boa parte do sucesso da modalidade e do seu crescimento e número de viciados!
Funcional que não é Crossfit
Um treino funcional que não é CrossFit é um treino em que você tem uma rotina, e/ou que não trabalha em alta intensidade e/ou que não trabalha as 10 aptidões físicas mencionadas acima.
Fonte: Kamon Crossfit


Para ser considerado CrossFit, o treino, além de ser funcional, deve ser executado em alta intensidade e constantemente variado. - Crédito: Divulgação


