Palmas
32º
Araguaína
35º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
PROCESSO SELETIVO

Edital de concurso do Banco do Brasil deve ser divulgado neste semestre

06 fevereiro 2020 - 11h00Por Edital Concursos Brasil

O Banco do Brasil (BB) confirmou que o próximo concurso da instituição irá acontecer ainda em 2020. A informação foi apurada pela Folha Dirigida, no último dia 4 de fevereiro, por meio da assessoria de imprensa do órgão.

O veículo também foi informado que os preparativos da seleção já estão bastante adiantados. A banca organizadora, inclusive, já foi escolhida e está em processo de elaboração do edital, com previsão de divulgação em março.

O concurso Banco do Brasil 2020 deverá contemplar cargos de escriturários para a área de tecnologia. Além da carreira, é possível que sejam incluídas vagas para escriturário generalista para atuação em atividades bancárias e administrativas. De acordo com a Folha, o concurso terá abrangência nacional e as oportunidades serão para vários estados brasileiros.

Cargos concurso BB 2020

A carreira de escriturário exige ensino médio, sem a necessidade de curso técnico ou formação superior. O profissional recebe um salário de R$ 4.036,56, já incluso os auxílios refeição e alimentação. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

O contratado também tem direito a outros benefícios, como auxílio-transporte, participação nos lucros, planos de saúde e odontológico, previdência privada, auxílio-creche ou babá e auxílio ao filho com deficiência. Sem contar a possibilidade de ascensão profissional.

As atribuições do escriturário generalista e o da área de tecnologia são as mesmas. Assim, são responsáveis pelas seguintes atividades:

  • Comercialização de produtos e serviços do BB;
  • Atendimento ao público;
  • Atuação no caixa (quando necessário);
  • Contato com clientes;
  • Prestação de informações aos clientes e usuários;
  • Redação de correspondências em geral;
  • Conferência de relatórios e documentos;
  • Controles estatísticos;
  • Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional.

Último concurso Banco do Brasil

O último concurso do BB para a área de escriturário tradicional aconteceu em 2015, para a área de tecnologia foi em 2018. Na segunda seleção foram cobradas matérias de Probabilidade e Estatística. Conteúdo de informática também tornou-se mais amplo. Disciplinas como Cultura Organizacional, Técnicas de Vendas e Atendimento não foram exigidas.

No certame de 2015, as provas constaram de 70 questões, divididas nas disciplinas de Português (10), Raciocínio Lógico-Matemático (10), Atualidades do Mercado Financeiro (5), Cultura Organizacional (5), Técnicas de Vendas (10), Atendimento (10), Conhecimentos Bancários (10), Informática (5) e Inglês (5). Redação também foi aplicada.

Quanto ao concurso de 2018, para a área de Tecnologia, a prova objetiva também foi dividida em 70 questões. Do total, em conhecimentos básicos foram cobradas questões de Português (5), Inglês (5), Matemática (5) e Atualidades do Mercado Financeiro (5).

Nas disciplinas de conhecimentos específicos foram cobradas disciplinas de Probabilidade e Estatística (20), Conhecimentos Bancários (5) e Informática (25). Também teve aplicação de redação.

Déficit Banco do Brasil

De acordo com a diretora da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi RS), Priscila Aguirres, um novo concurso Banco do Brasil é de extrema urgência, pois cresce o déficit em todo o Brasil.

“Existe um déficit de funcionários, pois não há concursos. Enquanto isso, ondas de reestruturação e programas de incentivo à aposentadoria e ao desligamento deixaram vagas em aberto. O resultado disso são longas filas, sobrecarga de trabalho e piora no atendimento”, salientou a diretora.