A seleção brasileira encerrou um ano atribulado em que trocou de técnico e perdeu o ouro olímpico para o México na decisão em Londres com mais uma notícia negativa. A Fifa divulgou nesta quarta-feira o novo ranking de seleções em que o Brasil aparece na 18ª colocação.
O time agora comandado por Luiz Felipe Scolari ocupa a pior posição de sua história desde que o ranking foi criado em 1993. Em relação ao mês passado, o Brasil perdeu cinco posições. No período, o Brasil entrou em campo duas vezes, quando empatou com a Colômbia por 1 a 1 e perdeu para a Argentina por 2 a 1, mas acabaria conquistando o título do Superclássico das Américas ao derrotar os argentinos nos pênaltis na Bombonera.
A partida contra a Argentina foi a última de Mano Menezes no comando da seleção. O treinador seria demitido logo depois e substituído por Felipão e Carlos Alberto Parreira, que será o novo coordenador da equipe. A estreia da dupla será no dia 6 de fevereiro, quando o Brasil enfrenta a Inglaterra, em amistoso em Wembley.
A liderança do ranking permanece com a Espanha. Em segundo lugar vem a Alemanha, seguida de Argentina e Itália. Alista dos cinco melhores é completada pela Colômbia, que subiu três posições. Inglaterra, Portugal, Holanda, Rússia e Croácia completam o top 10. Também estão a frente do Brasil Grécia, Suíça, Equador, Costa do Marfim, México, Uruguai e França.
A má colocação do Brasil não ranking não tem relação apenas com o desempenho em campo. Também pesa, o fato de a seleção não disputar as Eliminatórias por ser a sede da próxima Copa do Mundo em 2014. Os amistosos da equipe tem um peso menor do que os jogos oficiais no cálculo do ranking da Fifa. (Fonte: O Globo)