Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
33º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
VENCEU

Professor tocantinense é campeão de Fisiculturismo no Paraná

24 maio 2014 - 10h01

O professor tocantinense Odélio Costa, foi campeão no sábado dia 17 de maio do Campeonato Paranaense de Fisiculturismo, no Paraná. Foi um campeonato de atletas estreantes da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MUSCULAÇÃO, FISICULTURISMO E FITNESS filiada a International Federation of Bodybuilding and Fitness - IFBB. A Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness foi criada em 2012 (CBMFF - IFBB Brasil), atual entidade nacional filiada e reconhecida pela International Federation of Fitness and Bodybuilding (IFBB).

Segundo ele, a primeira disputa foi contra a balança, o peso oficial para definir a categoria, aconteceria no sábado dia da competição, mas houve uma mudança, e valeu o peso do dia anterior, o atleta que competiria na categoria até 80 kg, acabou tendo que competir na categoria acima de 80 a 90 kg, mesmo assim, conquistou o titulo.

Sendo campeão da categoria o atleta conquistou o direito de participar do Campeonato Estadual, que também serve como seletiva para o campeonato brasileiro. Odélio acredita que tem chance de classificação para o campeonato brasileiro, pois irá competir em sua categoria.

O atleta trabalha com treinamento esportivo a mais 20 anos, em 2001 chegou a Palmas, e aqui assumiu a parte da preparação física do Palmas F.R., conquistando diversos títulos nas categorias de base e no profissional, foi preparador físico das equipes da Ulbra, treinou atletas de diversos esporte e prestou serviço de consultoria em treinamento esportivo e personal trainer. Após anos de experiência, resolveu se tornar um atleta fisiculturista, também conhecido como Bodybuilding.

Determinação

Segundo o atleta é preciso muita determinação, para treinar, fazer dieta e descansar. Existe fase do planejamento que treino 7 vezes por semana e muitas vezes abro mão da vida social porque estou de dieta e preciso descansar para o dia seguinte, a fase mais difícil e o cutting, fase em que a dieta se torna muito restritiva e ainda é preciso treinar duas vezes por dia, nas duas últimas semanas que antecedem a competição, quando necessário, treinamos até três por dia. A minha sorte é o companheirismo dos proprietários da academia Sport Planet, localizada na arse 72 , que liberam a academia para eu treinar , em qualquer horário e qualquer dia.

E para completar é preciso ainda treinar as poses para a apresentação, onde o atleta é avaliado por árbitros, não basta ter volume muscular, é preciso definição muscular, simetria e uma boa postura nas poses. A seguir fotos de três poses compulsórias exigidas pelos árbitros, fotos do atleta na última semana de preparação. (Fonte: Alô Esporte)