Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
FINANÇAS

Saiba o que é e como funciona uma cooperativa de crédito

18 agosto 2021 - 17h17Por Sicredi

Está procurando uma alternativa para realizar seus objetivos financeiros? Então, você precisa saber que existem as cooperativas de crédito.

A cooperativa de crédito é formada pela união de pessoas e empresas que buscam uma melhor administração do seu dinheiro. Na prática, funciona como uma instituição financeira e oferece desde os serviços básicos, como pagamentos de contas por aplicativo ou débito, até operações de crédito mais complexas, como empréstimos, financiamentos e aplicações. O diferencial está nas condições, que são baseadas em decisões de interesse comum.

Diferente dos bancos convencionais, na cooperativa de crédito, em vez de cliente, cada associado é dono, tem direito a voto nas decisões em assembleias e recebe a sua participação proporcional na distribuição dos resultados anuais. Além disso, o relacionamento é próximo, humanizado e personalizado, tanto no atendimento nas agências quanto no ambiente digital.

Continue a leitura para conhecer um pouco sobre a história e a importância do cooperativismo de crédito no Brasil.

O cenário do cooperativismo de crédito no Brasil

Na América Latina, o cooperativismo de crédito teve início em 1902. O padre suíço Theodor Amstad, profundo conhecedor do cooperativismo europeu, fundou a Caixa Rural da Linha Imperial no Rio Grande do Sul. Seu objetivo era conscientizar os colonos a buscarem juntos soluções para os problemas econômicos da época.

A sede da primeira cooperativa do Brasil é hoje a Sicredi Pioneira RS, localizada no município de Nova Petrópolis/RS.

O Sicredi também está presente em Araguaína onde no início do mês foi inaugurada a nova sede da instituição que contou com a participação de várias autoridades. 

No Sicredi, o propósito segue firme desde a sua fundação, gerando renda, trabalho, desenvolvimento econômico e regional.

Para entender de onde vem a essência cooperativista por trás de todos os sistemas, conheça os 7 princípios que regem o cooperativismo:

1. Adesão voluntária e livre

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas que estão aptas a utilizarem seus serviços.

2. Gestão Democrática

As cooperativas são organizações democráticas, geridas pelos seus membros, que participam ativamente na tomada de decisões.

3. Participação Econômica

Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no de forma democrática.

4. Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, geridas pelos seus membros.

5. Educação, Formação e informação

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, de forma que possam contribuir para o desenvolvimento da comunidade local onde atuam.

6. Intercooperação

Essa é uma das formas pelas quais se pratica o valor da solidariedade. As cooperativas trabalham em conjunto através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais, fortalecendo o movimento cooperativo.

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades onde atuam.

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente, o Brasil soma 827 cooperativas de crédito de diferentes instituições. Juntas, elas contam com mais de 10 milhões de associados e geram mais de 71 mil empregos.