Palmas
36º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
"DIAS DIFÍCEIS"

Após ter perfil hackeado, fotógrafo premiado faz ensaio para alertar sobre golpes virtuais

03 abril 2022 - 12h32Por Redação

O premiado fotógrafo do Tocantins, Glauber Matos, produziu um ensaio retratando os transtornos que tem enfrentando depois de ter sua conta de quase 13 mil seguidores hackeada no Instagram.

O ensaio foi postado em seu novo perfil. A modelo é a esposa de Glauber, Evelyn Matos, que aparece estampando no rosto mensagens enviadas por pessoas que caíram no golpe dos criminosos que tomaram a conta do profissional, usando o perfil para anunciar a venda de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos a preços muito abaixo do mercado. 

"Meu Deus, acabei de perder 1.000", diz uma das mensagem exposta no ensaio. Em outra, uma das vítimas chega a ameaçar o fotógrafo depois de descobrir que foi enganada pelos criminosos: "Eu confiava em você. Devolve meu dinheiro. Vou te processar!".

Entenda o Golpe

O golpe aplicado em Glauber Matos é conhecido como SIMSWA, quando os golpistas ficam em posse da linha e conseguem realizar a recuperação de senha de todas as contas atreladas ao número, como e-mail, WhatsApp e outras contas que enviam códigos de confirmação via SMS.

Assim, o fotógrafo perdeu o acesso a todos os aplicativos usados para se comunicar com as pessoas, incluindo o WhatsApp.

A invasão

A tomada da conta aconteceu há quase dois meses e até hoje Glauber não conseguiu resgatá-la. Enquanto isso, os criminosos continuam usando o perfil para tentar atrair mais vítimas.

Assim que o episódio aconteceu, Glauber procurou tomar as devidas providências e tem usado o perfil da esposa e o novo perfil para comunicar o que está contecendo mas mesmo assim, vítimas têm procurado ele para dizer que caíram no golpe. Inclusive ele retratou uma das mensagens em que uma vítima reclama: "Por que você não divulgou nada?'.

Em seu post, O fotógrafo lamenta a situação relatando que tem enfrentado: "Nos aplicaram um golpe chamado SIMSWA. De lá pra cá, vivemos dias difíceis, estressantes, recebendo ligações de desconhecidos, amigos e clientes, noticiando que foram lesados. Me levaram 10 anos de trabalho e dinheiro de muitos conhecidos, afetando nossa moral e caráter. De uma hora para a outra, levaram meu número, meu WhatsApp, meu e-mail e o meu Instagram, mas que jamais poderão tirar de mim é a minha arte", disse.

Glauber ainda destaca que o ensaio serve como um alerta para que outras pessoas evitem cair em golpes como esse: "Espero chamar a atenção para que pesquise como o golpe é feito e se previna. Ninguém merece passar por isso", concluiu ao publicar o ensaio no Instagram.

Como proteger a sua conta

Uma das orientações para se proteger é fazer a autenticação de dois fatores, uma recomendação das próprias plataformas, como o Instagram. Com essa etapa extra, além de inserir a senha, é preciso incluir um outro código de acesso, enviado para um aplicativo instalado no seu celular.

Para ativar o recurso, navegue até as Configurações do Instagram, toque na opção Segurança e, em seguida, Autenticação de dois fatores.

É importante que o fator de autenticação não seja SMS, já que os criminosos se valem de outros métodos para roubar perfis, comenta o analista em Tecnologia da Informação, Weverton Rodrigues, que criou a página "Fica Esperto Maninho" para ajudar vítimas de golpes virtuais.

"A plataforma recomenda que você faça autenticação de dois fatores no aplicativo - que gera códigos, porque na maioria das contas hackeadas, o golpista consegue fazer uma engenharia social na operadora e recuperar o número no chip. Ele consegue, se a autenticação estiver no número de telefone, alterar senha e entrar no Instagram via código SMS. Então a plataforma recomenda que você faça a autenticação de dois fatores pelo aplicativo".

Weverton diz que o Instagram está desenvolvendo uma opção, já disponível para algumas contas, cuja autenticação se dá por Face ID - sistema de reconhecimento facial. "Você vai colocar o seu rosto e vai liberar entrada na conta do Insta, como se fosse entrar na conta do celular mesmo".