Desde o início de maio, ataques de onça a animais de fazendas em Talismã (TO) têm alarmado moradores da zona rural. Porcos, bezerros e até um filhote de cavalo foram mortos ou feridos pelos felinos.
A situação levou a prefeitura a tomar medidas emergenciais, principalmente para proteger crianças que saem cedo para a escola.
CASOS REGISTRADOS
Os primeiros casos foram registrados no dia 3 de maio, na Fazenda Peroba. Em seguida, houve novos ataques nas fazendas Porteira Velha (dia 5) e Renascer (dia 6).
Neste sábado (10), um bezerro foi encontrado com ferimentos graves na Fazenda Volta Grande.
MAIS DE UMA ONÇA
Segundo a prefeitura, os ataques ocorreram em locais diferentes, com até 6 km de distância entre eles. O secretário de Meio Ambiente, João Carlos Lopes, acredita que há mais de um animal na região, devido à distância e à coincidência de horários.
ANIMAIS ATACADOS
Até o momento, foram mortos ou feridos bezerros, porcos e um potro. Em alguns casos, os porcos foram arrastados para longe. Uma égua também foi ferida ao tentar proteger o filhote.
A prefeitura está fazendo um levantamento detalhado das perdas nas propriedades afetadas.
SEGURANÇA REFORÇADA
Para evitar riscos às crianças, a prefeitura alterou o transporte escolar: agora os alunos são buscados em casa, evitando o trajeto a pé no início da manhã.
Pais também foram orientados a deixar as porteiras abertas para facilitar a entrada dos motoristas.
PREFEITURA PEDE AJUDA
A administração municipal encaminhou ofício ao Naturatins pedindo apoio para capturar e transferir o animal. O pedido foi feito na quarta-feira (7).
Na sexta (9), o órgão ambiental confirmou que enviou uma equipe técnica à região para avaliar os ataques e tomar as providências necessárias.