Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
INCÊNDIO FLORESTAL

Chamas causam cortina de fumaça em trecho de rodovia entre Porto Nacional e Silvanópolis

11 agosto 2022 - 08h20Por G1 Tocantins

Mais um incêndio florestal foi registrado no Tocantins, às margens da rodovia BR-010, na tarde desta quarta-feira (10). Segundo viajantes que passavam pelo trecho, que fica entre os municípios de Porto Nacional e Silvanópolis, as chamas estavam altas e causaram uma cortina de fumaça, que dificultava a visão dos motoristas.

O operador de máquinas Edenilson Nascimento, de 51 anos, saiu de Palmas no início da tarde desta quarta-feira (10) com destino à Dianópolis. Por volta das 15h30 passava pelo trecho e registrou o incêndio. “Estava muito feio, muito perigoso. O fogo continuava descendo de Porto Nacional para Silvanópolis”, disse, ressaltando que caminhões-pipa chegavam ao local para conter o fogo.

Como a via estava com muita fumaça, o operador registrou que havia um caminhão carregado com botijões de oxigênio que não podia atravessar o trecho pelo risco de explodir, já que a carga é inflamável.

Pelas imagens é possível ver que as chamas ficaram bem altas e Edenilson disse ainda que em outros pontos do trajeto também viu focos de incêndio.

O Corpo de Bombeiro informou que não foi acionado para conter as chamas no trecho.

Muitos focos

O Tocantins segue como o segundo estado com mais registros de focos de incêndio neste ano. De janeiro até esta quarta-feira (10), são 4.980 pontos registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estado fica atrás do Mato Grosso, que tem 9.480 focos de incêndio. Em terceiro lugar está o Maranhão, com 4.783 focos.