Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
31º
HÓRUS

Com dezenas de PMs e cães farejadores, operação combate criminalidade nas divisas do TO

14 fevereiro 2020 - 09h31

A Polícia Militar por meio do 9º Batalhão da PM (9º BPM) na região denominada de Bico do Papagaio, norte do Estado, deflagrou na tarde de quinta-feira, 13, a Operação Hórus Divisa, objetivando a intensificação do policiamento ostensivo de caráter preventivo e/ou repressivo na jurisdição da Unidade, em especial nas áreas de divisas entre os estados do Pará e Maranhão, os quais o 9º Batalhão é limítrofe. A operação foi de grande surpresa em toda a região.

Operação Hórus Divisa, visa garantir a sensação de segurança na área do Batalhão e ocorre por meio de abordagens itinerantes, através da realização de blitzen em pontos estratégicos. As abordagens vem se concentrando a veículos e pessoas a pé, em atitudes suspeitas que estejam trafegando pelas divisas, dando ênfase a atuação nas rodovias estaduais e federais.

A Operação Hórus estrategicamente focaliza à diminuição dos índices de criminalidade, entre eles, roubos, furtos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, circulação de pessoas foragidas da justiça, dentre outros, e assim, garantir a ordem pública e a paz social na área do 9º Batalhão.

O coordenador da ação é o próprio comandante da Unidade, tenente-coronel Valdemi Silva Reis. A operação acontece nos períodos diurno e noturno e conta com o emprego de mais de 30 policiais militares, dois cães e quase 15 viaturas.

Além do efetivo e viaturas do 9º Batalhão, a operação recebeu reforço da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), Força Tática com cães de Araguaína e Tocantinópolis e Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).