Palmas
25º
Araguaína
27º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
REDE ORTO
MIRACEMA

Corpo de jovem é encontrado um dia depois de vítima desaparecer em lago

02 dezembro 2020 - 15h23Por Redação

O corpo de um jovem de 27 anos foi localizado, na segunda-feira (30), depois de ter desaparecido no lago da usina hidrelétrica em Miracema do Tocantins, na região central do Estado.

Segundo os bombeiros, o jovem desapareceu no domingo, enquanto fazia manobras em uma moto aquática e não estava usando um colete salva-vidas. O corpo do rapaz, identificado como Marcelo Ribeiro dos Santos, foi localizado cerca de 70 metros do local onde ele se afogou.

Afogamentos no Tocantins

Um levantamento do Corpo de Bombeiros, divulgado nesta quarta-feira (02), mostrou que o estado atingiu a marca de 70 mortes por afogamento em 2020. Só no mês de novembro, foram cinco mortes ocorridas em várias regiões do Tocantins.

O mês de setembro registrou o pior índice de mortes (13), seguido de abril (11) e julho (8). Do total, 15 casos ocorreram em embarcações em que as vítimas não usavam o colete salva-vidas. Ainda segundo o levantamento, 23 pessoas estavam alcoolizadas durante o afogamento, o que representa 48% das ocorrências.

Cuidados

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o consumo de bebida alcoólica e a falta do colete salva-vidas são as principais causas de mortes no estado. Com a chegada das festas de fim de ano, o cuidado deve ser redobrado e a Defesa Civil faz um alerta para os banhistas, principalmente para as crianças.

“Ao entrar na água, toda criança deve ficar assistida por um responsável. Elas não podem tomar banho sozinhas, mesmo monitoradas.”, alerta o major Antônio Luiz Soares da Silva, que é o gerente de monitoramento da Defesa Civil Estadual. “A máxima [distância] que ela pode ficar do adulto é um braço. E quem estiver nas embarcações para alguma travessia, precisa estar com colete salva-vidas e não consumir bebida alcoólica”, completou.