Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
EM ARAGUAÍNA

Filho de vereador é flagrado praticando "racha" com carro de luxo na BR-153

17 agosto 2021 - 10h33Por Redação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um adolescente de 15 anos por cometer 4 condutas ilegais na direção de veículo. O irmão do adolescente e proprietário do veículo, também foi enquadrado no crime de “Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada.”.

A ocorrência foi registrada na noite de segunda-feira (16), no km 143 da BR 153, em Araguaína. Na oportunidade, a equipe da PRF realizava ronda pelo perímetro urbano de Araguaína, quando presenciou 02 veículos em altíssima velocidade, com pisca alertas ligados, praticando "racha" na rodovia.

Diante flagrante, a equipe da PRF deu ordem de parada aos dois veículos, os quais desobedeceram e empreenderam fuga, tendo então iniciado uma perseguição policial. O veículo Bmw/320i Active Flex, cor preta, simulou que iria parar por 3 vezes, mas sempre que a viatura se aproximava o condutor arrancava rapidamente (com patinação dos pneus). Ao final, o condutor desligou os faróis do veículo e ingressou em um bairro da cidade em alta velocidade, sem obedecer a qualquer sinalização de trânsito e pondo em risco a população daquele local.

O acompanhamento tático perdurou por 4 km, inclusive por uma estrada de terra, tendo como ponto final um matagal no qual o veículo se viu sem saída, momento em que a equipe da PRF conseguiu abordar o condutor que tinha 15 anos. Ele foi apreendido e levado para a Central de Flagrantes. 

Segundo a PRF, o adolescente cometeu os atos infracionais equiparados aos crimes de: Desobediência; Participar de disputa ou competição automobilística em via pública; Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida habilitação e trafegar em velocidade incompatível com a segurança.

Na delegacia, um rapaz de 22 anos se apresentou como irmão do menor e proprietário do veículo. Foi informado que os pais dos dois não estavam na cidade, sendo seu pai vereador em Goianésia do Pará/PA – inclusive no carro havia um adesivo do poder legislativo. 

De acordo com a PF, o jovem de 22 anos poderá responder criminalmente por permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor à pessoa não habilitada.

Além do aspecto criminal, o veículo foi autuado administrativa com 10 multas e recolhido para o pátio tendo em vista estar com os pneus carecas. 

O outro veículo que participava da corrida, um Toyota Hilux Cs, cor branca, conseguiu fugir da polícia.