A Polícia Civil do Tocantins prendeu, nesta terça-feira (9), em Lajeado, o homem apontado como principal suspeito de assassinar o indígena Rogério Sizapi de Brito Xerente, de 28 anos. O crime ocorreu em julho de 2025, durante a temporada de praia em Tocantínia, e causou forte comoção. O suspeito, de 27 anos, identificado pelas iniciais P.K.M.X., estava foragido desde o dia do ataque. Ele foi detido dentro de uma van que seguia para Palmas, durante ação da 69ª Delegacia de Tocantínia, em cumprimento a mandado expedido pela Vara Criminal de Miracema.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ATAQUE NA PRAIA PÔR DO SOL
O homicídio aconteceu em 13 de julho de 2025, na movimentada Praia Pôr do Sol, um dos principais pontos da temporada de veraneio em Tocantínia. Testemunhas informaram que o agressor, também indígena, teria atacado Rogério Sizapi com golpes de barra de ferro, sem motivação aparente. Embriagado, o suspeito teria agido de forma súbita e violenta. A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Geral de Palmas, mas morreu no dia seguinte.
FUGA DURANTE CINCO MESES
Após o crime, P.K.M.X. fugiu da região e passou quase cinco meses foragido. Com a intensificação das buscas, os investigadores o localizaram por volta das 13h desta terça-feira. Ele foi conduzido à 10ª Central de Polícia Civil de Miracema e, em seguida, transferido para a Cadeia Pública, onde permanece à disposição da Justiça.
GRAVIDADE DO CASO
O delegado-chefe Gustavo Henrique da Silva Andrade afirmou que a prisão representa um avanço significativo no processo penal e devolve sensação de segurança à população. Segundo ele, trata-se de um crime de extrema violência que abalou a comunidade indígena e os moradores da região.


Homem apontado com autor de homicídio é preso pela Polícia Civil em Lajeado - Crédito: DICOM SSP


